Força como visitante é retrato da virada do Flamengo com Dorival
Em sequência de decisões e confrontos difíceis, Flamengo engata cinco vitórias e um empate, sobra nos mata-matas e se mantém vivo na disputa do Campeonato Brasileiro
As cinco vitórias e o empate nos últimos seis jogos fora do Rio de Janeiro não deixam dúvidas: o Flamengo está embalado. A força da equipe como visitante passa a ser um símbolo da virada dada sob o comando de Dorival Júnior. Afinal, logo em sua chegada, foram três derrotas nestas condições, e, agora, acompanhado dos resultados, o Rubro-Negro deu mostra de força nas três competições em disputa.
- Dos 22 jogos que tenho aqui, são cerca de 70% fora de casa, e, mesmo assim, o aproveitamento tem sido muito positivo. Esse trabalho em conjunto, de todos departamentos, é o que nos tem dado essa possibilidade, de estar vivo nas três competições, e não deixamos o Brasileirão de maneira nenhuma. Vamos brigar por uma posição melhor - afirmou Dorival Júnior após o triunfo no Morumbi.
+ Dorival Júnior é o entrevistado de podcast ao vivo do L! nesta quinta
A matemática do treinador está quase certa. A partida contra o São Paulo foi o 12º fora de casa em 22 sob seu comando. Ou seja, 55%.
Vale destacar que, após perder os três primeiros jogos como visitante com Dorival Júnior (para o Internacional, pelo Brasileirão, e duas vezes para o Atlético-MG, pela Série A e Copa do Brasil), o Flamengo vive uma sequência de sete vitórias, um empate e só um revés.
Pela Copa do Brasil, o Fla venceu o Athletico na Arena da Baixada e o São Paulo no Morumbi, ficando mais perto da final. Na Libertadores, a vitória na Neo Química Arena encaminhou a vaga na semi da Copa diante do Corinthians - confirmada no Maracanã. Já no Brasileirão, a equipe de Dorival Jr somou 10 dos últimos 15 pontos como visitante, encarando o Tricolor Paulista, o Palmeiras e o Santos, por exemplo.
Como fez questão de ressaltar, Dorival Júnior divide os méritos com os jogadores, é claro, mas também com os profissionais que compõem o departamento de futebol do Flamengo, que auxiliam nas tomadas de decisões da comissão técnica, como no caso do "rodízio" implementado, com o "time das Copas" e a "equipe do Brasileirão".
Dorival Júnior se aproxima dos três meses no comando do Flamengo e já garantiu uma reta final de temporada com boas perspectivas para o clube. De qualquer maneira, o treinador faz uma ressalva.
- Há 70 dias, elenco era totalmente questionável, não era considerado isso ou aquilo. E ainda não ganhamos nada. Estamos fazendo uma campanha de recuperação e passagens de fase. Daqui a pouco, se conseguirmos alguma coisa positiva, poderemos definir de uma maneira mais segura se isso é uma realidade - seguiu Dorival Júnior:
- Estou muito confiante e satisfeito com o grupo, mas esse processo coube a todos envolvidos no dia a dia do clube não foi fácil nem simples, por isso dou valor ao que foi alcançado e com perspectivas de podermos fazermos algo diferente até o final do ano - finalizou.
O FLAMENGO, COMO VISITANTE, SOB COMANDO DE DORIVAL JR:
11/6, Campeonato Brasileiro:
Internacional 3x1 Flamengo, no Beira-Rio
19/6, Campeonato Brasileiro:
Atlético-MG 2x0 Flamengo, no Mineirão
22/6, Copa do Brasil:
Atlético-MG 2x1 Flamengo, no Mineirão
29/6, Libertadores:
Tolima 0x1 Flamengo, no Manuel Murillo Toro
2/7, Campeonato Brasileiro:
Santos 1x2 Flamengo, na Vila Belmiro
10/7, Campeonato Brasileiro:
Corinthians 1x0 Flamengo, na Neo Química Arena
24/7, Campeonato Brasileiro:
Avaí 1x2 Flamengo, na Ressacada
2/8, Libertadores:
Corinthians 0x2 Flamengo, na Neo Química Arena
6/8, Campeonato Brasileiro:
São Paulo 0x2 Flamengo, no Morumbi
17/8, Copa do Brasil:
Athletico 0x1 Flamengo, na Arena da Baixada
21/8, Campeonato Brasileiro:
Palmeiras 1x1 Flamengo, no Allianz Parque
24/8, Copa do Brasil:
São Paulo 1x3 Flamengo, no Morumbi