menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Gabigol atuando na ponta? Passado pode embasar escolha de Abel Braga

Versátil, camisa 9, um dos reforços para a temporada, pode ser utilizado em posição mais aberta no setor ofensivo e acirrar briga por vaga na equipe titular

Gabigol Treino
imagem cameraGabigol chegou ao Flamengo por empréstimo de um ano, junto à Inter de Milão (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/01/2019
18:38
Atualizado em 30/01/2019
21:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

Gabigol chegou ao Flamengo e vestiu a 9, número notoriamente usada pelos centroavantes. Porém, o técnico Abel Braga deu indícios de que pode não usar o jogador na função de ser o homem de referência do ataque rubro-negro. Diante do Boavista, na última terça-feira, o atacante foi usado na ponta direita e agradou ao treinador.

- Coloquei o Gabriel em uma posição que ele gosta. Não tivemos profundidade no primeiro tempo. Depois que ele abriu, gostei mais pelo lado. Se me perguntar como eu gosto, gosto mais de caras abertos pelo lado. Se você for ver, os atacantes sempre foram artilheiros com caras agudos pelo lado. Foi uma grande satisfação vê-lo ajudar - disse, após a vitória da última terça-feira.

Contra o Resende, em Volta Redonda, partida que marcou a estreia de Gabigol pelo Flamengo, ele revezou com Henrique Dourado na posição mais à frente, vezes estando centralizado, vezes pela ponta. Contra o Boavista, porém, teve função mais determinada, principalmente no segundo tempo, atuando na ala direita. Contra o Botafogo, entrou centralizado, tendo Bruno Henrique e Everton Ribeiro pelos lados.

O passado de Gabigol, porém, parece jogar a favor da escolha de Abel. Nas últimas temporadas, o jogador atuou, realmente, mais pelas pontas, principalmente a direita. Ele passou a ser centroavante sob o comando do técnico Jair Ventura, no Santos, na última temporada, e, inclusive, demorou a engrenar na posição. Passou a ter atuações de maior destaque sob o comando de Cuca, já no segundo semestre.

Mapa de calor Gabigol em 2016, pelo Santos
Gabigol no primeiro semestre de 2016 (Reprodução / SofaScore)

Colocando à mesa apenas os jogos em que foi titular, portanto contra Resende e Boavista, Gabriel teve uma participação maior na última terça-feira. Por exemplo, foram 14 passes certos e um lançamento contra 22 passes certos, dois lançamentos, duas assistências para finalização e uma finalização.

Matéria publicada pelo site do LANCE! no último dia 12, mostrou-se que Gabigol chegou ao Flamengo podendo mostrar versatilidade e atuar em mais de uma posição no setor ofensivo.

Mapa de calor Gabigol 2018, pelo Santos
Gabigol em 2018 (Reprodução / SofaScore)

Caso Abel confirme que pretende usar o jogador pelos lados, dando profundidade ao ataque, como disse, a disputa por vaga no time titular se acirra ainda mais. O treinador teria Gabigol, Vitinho, Bruno Henrique e Berrío para duas lacunas. Henrique Dourado, Uribe e Lincoln, por outro lado, brigando pela posição de referência na área adversária.

Um dos pontos que fez com que Abel Braga ficasse satisfeito foi que a presença de Gabigol pela direita impediu a subida do lateral-esquerdo adversário.

Tanto Henrique Dourado quanto Uribe chegaram à Gávea na última temporada, mas não chegaram a cair nas graças da torcida. O ataque, inclusive, passou por um momento de jejum. Neste ano, porém, Uribe foi um dos destaques da Florida Cup e marcou contra o Boavista. Já Dourado, fez dois gols em dois jogos, contra Resende (de bicicleta) e Boavista.

Gabigol chegou ao Flamengo por empréstimo de uma temporada do Inter de Milão, da Itália. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias