À medida que os dias passam e as atividades acontecem, Jorge Jesus fica cada vez mais por dentro das características, qualidades e carências do grupo rubro-negro. Após o jogo-treino deste sábado - vitória por 3 a 1 sobre o Madureira -, o treinador apontou um desequilíbrio no elenco do Flamengo, com o qual iniciou o trabalho no Ninho do Urubu há 10 dias. A estreia oficial do português será no dia 10 de julho, o que dá tempo ao próprio técnico para encontrar as soluções.
- Temos quatro laterais direitos, seis (zagueiros), cinco primeiros volantes e praticamente não temos um segundo volante. Temos o Diego, que não é segundo volante, mas está fazendo bem a função. Vamos tentar equilibrar a equipe, aproveitar essa janela aberta para fazer isso - disse ao canal Fox Sports.
A declaração e a formação utilizada (4-1-3-2) neste sábado apontam que o treinador enxerga Willian Arão como concorrente de Gustavo Cuéllar, que retorna aos treinos nesta semana após disputar a Copa América pela Colômbia.
Na formação inicial diante do Madureira, Arão foi o único meia na proteção à zaga, com Diego, Lucas Silva e Vitinho completando o meio de campo à frente.
Escolhido como capitão por Jorge Jesus, Diego disse sentir-se à vontade na posição em que foi escalado na Gávea e que vem treinando no Ninho do Urubu. O camisa 10 elogiou a exigência do treinador nas atividades e, por fim, afirmou que a equipe ainda tem pontos a evoluir sob o comando de Jesus.
- Cabe ao treinador a opção. Ali, como segundo volante, jogador pode ter características, mais ou menos, ofensivas e com a obrigação de recompor. Particularmente, é uma função que me sinto bem. É automatizar o que cada um tem de fazer. (Posição) Me agrada, me sinto confortável - analisou Diego, que foi substituído na segunda etapa do jogo-treino por Ronaldo, de 22 anos..
O discurso na Gávea é de que Jorge Jesus e a diretoria do Flamengo "estão em sintonia" quanto às carências e necessidades do elenco. O clube mira a contratação de um lateral esquerdo, um meia, e um atacante, sempre sem descartar chegada de outros nomes caso haja uma oportunidade no mercado.
Na página dedicada ao elenco profissional no site oficial do Flamengo, hoje, constam três goleiros, seis goleiros, quatro laterais direitos, dois laterais esquerdos, cinco volantes, três meias e seis atacantes. Recém-contratado, o lateral direito Rafinha ainda não teve o nome incluído no portal rubro-negro.
Confira o elenco à disposição de Jorge Jesus no Flamengo:
Goleiros: Diego Alves, César e Gabriel Batista
Zagueiros: Rafael Santos, Rodrigo Caio, Léo Duarte, Rhodolfo, Thuler e Dantas
Laterais direitos: Rodinei, Pará, Kleber, João Lucas e Rafinha*
Laterais esquerdos: Renê e Trauco
Volantes: Willian Arão, Cuéllar, Ronaldo, Piris da Motta e Hugo Moura
Meias: Everton Ribeiro, Diego e De Arrascaeta
Atacantes: Gabigol, Vitinho, Bruno Henrique, Lincoln, Lucas Silva e Vitor Gabriel
*Perfil do lateral direito, recém-contratado, ainda não consta no site do clube