Novo técnico do Flamengo, Tite quase acertou com o clube em 2005; saiba a história
À época, comandante também foi visto como homem ideal para 'salvar temporada' do Rubro-Negro
- Matéria
- Mais Notícias
O Flamengo tem um novo comandante, e Tite já iniciou os trabalhos no Ninho do Urubu. O técnico chega ao clube em meio a uma temporada marcada por polêmicas extracampo e fracassos dentro das quatros linhas, com o desafio de recolocar a "casa em ordem". Mas vale recordar que esta não é a primeira vez em que o treinador é contatado pelo Rubro-Negro, e as partes quase tiveram um acerto em 2005.
Relacionadas
+ Da frieza de Sampaoli à gentileza de Tite: primeiras impressões da mudança de comando no Flamengo
Na época, o Flamengo também vivia um momento conturbado, com problemas no vestiário e ruim desempenho, com grande risco de rebaixamento. O clube, então, procurou por Tite, que era visto como um treinador capaz de reestruturar o futebol e salvar o time da queda para a série B. A urgência era tanta, que o Fla tinha 90% de chances de sair da primeira divisão do campeonato nacional.
Em 2005, Kléber Leite e Hélio Ferraz, ex-presidentes do Flamengo, exerciam cargos no comando do futebol, e foram tentar convencer Tite a aceitar assumir a equipe. Na primeira tentativa, o Rubro-Negro não obteve o retorno de Adernor, mas fez uma segunda investida. Esta, balançou o técnico, que pediu um tempo para pensar. O Fla, no entanto, viu a situação se agravar e não esperou pela resposta.
+ Veja situação do Flamengo no Brasileirão
"Conversamos e ele precisava de tempo. Mas eu disse: "lamento muito, mas o Flamengo não tem tempo". Cada dia e cada hora era muito importante. Ele pediu para pensar, mas agradeci e contratamos o Joel Santana, decisão da qual não me arrependo", disse Kléber Leite, em entrevista ao 'ge'.
Sem contar com Tite, Joel Santana foi o nome escolhido pelo Flamengo para salvar o time do rebaixamento. A aposta deu certo, o time conseguiu uma arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro, e terminou a competição em 15º lugar. Na época, o torneio tinha 22 participantes (dois a mais que a atual edição), e os quatro últimos iam para a Série B.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
Em 2023, 18 anos depois, o Flamengo volta a procurar Tite como 'solução' para o momento conturbado, e consegue um resultado final bem diferente da primeira investida. Alinhados, acertados e felizes com a escolha, clube e técnico assinaram vínculo até dezembro de 2024.
Adenor chega ao Fla com com a comissão técnica que o acompanhou na Seleção Brasileira: os auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, e o preparador físico Fábio Mahseredjian. Além deles, o analista de desempenho, Lucas Oliveira, ex-Palmeiras, também vai integrar a equipe de profissionais de Tite.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias