Presidente de Portugal condecora Jorge Jesus com honraria: ‘Contribui para reforçar o prestígio do país’
Técnico do Flamengo foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique em Lisboa
- Matéria
- Mais Notícias
O técnico Jorge Jesus, campeão brasileiro e da Libertadores pelo Flamengo, foi condecorado nesta segunda, em Lisboa, com a Ordem do Infante D. Henrique. A honraria foi concedida por Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, que destacou a tradição da casa em condecorar outros treinadores de sucesso.
- Todos presidentes condecoraram treinadores portugueses de futebol com prestígio nacional e internacional, como Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio ou Cavaco Silva. Assim aconteceu no passado, assim vai acontecer hoje (segunda). Além da carreira conhecida, temos a condução de uma equipe para um triunfo em uma prova continental e que levou à presença na final de um torneio mundial. Não sendo um clube português, mas fala português em um estado irmão e isso é novo. Jorge Jesus contribuiu e contribui para reforçar o prestígio num país que nos é querido - discursou o presidente de Portugal.
A solenidade foi realizada no Palácio de Belém, residência oficial do presidente de Portugal em Lisboa. O ex-goleiro Júlio César, que defendeu o Benfica, Seleção Brasileira e é ídolo do Flamengo, também esteve presente no evento.
Relacionadas
'Jorge Jesus contribuiu e contribui para reforçar o prestígio de Portugal em um país que nos é querido', afirmou Marcelo Rebelo de Souza, presidente português em Lisboa
Após encerrar a temporada com o Flamengo como vice-campeão do mundo, sendo derrotado pelo Liverpool (ING) em 21 de dezembro, Jorge Jesus retornou a Portugal onde passa férias. O treinador se disse orgulhoso por receber a Ordem do Infante D. Henrique - honraria criada em 1960 e que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos valores.
- É com orgulho que hoje recebo esta condecoração. Sei o seu significado e sei quem era o Infante D. Henrique. Todos os dias tinha que passar na avenida Infante D. Henrique. Portugal e o Brasil são dois países irmãos e, ao longo destes sete meses, vi que são países ligados pela história e cultura. Claro que não fomos nós que descobrimos o Brasil, foi Pedro Álvares Cabral, também não fui eu que dei a independência. Nós conquistamos dois títulos e ficaremos na história do Brasil, vamos ficar ligados para sempre à nação do Brasil e a um clube com 50 milhões de torcedores. É uma ligação histórica e daqui a 50 anos vão dizer que os portugueses foram os primeiros a conquistar a Libertadores e um campeonato no Brasil - afirmou o comandante português de 65 anos.
Contratado em junho, o Mister foi um dos grandes nomes do Flamengo campeão brasileiro e da Libertadores. Foram 39 partidas sob o comando do português, com 27 vitórias, oito empates e quatro derrotas. Assim, o técnico caiu nas graças da Nação, e, nesta segunda, falou sobre o carinho recebido.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias