Saiba quais são as missões de Jorge Sampaoli em semana livre de treinos no Flamengo
Argentino precisa arrumar a casa e fazer Rubro-Negro retomar evolução
- Matéria
- Mais Notícias
Esta semana inicia mais uma fase na 'Era Sampaoli' do Flamengo, e o treinador voltará a ter um período livre para treinos, algo que não ocorria há um mês. Com tempo hábil até o jogo contra o Internacional, no sábado (26), o argentino poderá focar as atenções na evolução do time, que nitidamente estagnou nas atuações e vem apresentando baixo rendimento.
Relacionadas
Após a vitória sobre o Coritiba, no domingo (20), o elenco do Flamengo recebeu folga nesta segunda-feira (21). Os jogadores se reapresentam ao Ninho do Urubu na terça (22) e iniciam a preparação para o jogo contra o Internacional. Dessa forma, Sampaoli terá cinco dias para treinar a equipe e tentar reencontrar o caminho das boas atuações.
+ ANÁLISE: Flamengo tem nova atuação instável e aposta em semana livre para buscar constância
DA EVOLUÇÃO À ESTAGNAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE SAMPAOLI
É bem verdade que o início do trabalho de Jorge Sampaoli foi bom. O treinador, que pegou uma verdadeira 'terra arrasada' pós-Vitor Pereira, conseguiu fazer o Flamengo evoluir e causou boas impressões logo de cara. O problema é que, com o passar do tempo, o feitiço virou contra o feiticeiro.
Se a melhora inicial foi evidente, o Rubro-Negro não manteve constância e estagnou à medida em que o tempo foi passando. No balanço geral, o saldo é mais negativo do que positivo, visto que o Fla acumula atuações incosistentes e frágeis sob o comando do argentino. A perda do 'DNA' lutador e vencedor precisa ser o ponto de partida dessa nova semana livre para treinos.
+ Sampaoli minimiza críticas e define missão no Flamengo: ‘Convencer o grupo a jogar como eu quero’
MISSÃO DE SAMPAOLI NO FLAMENGO
A vitória contra o Coritiba no Couto Pereira foi comemorada, muito pelo gol decisivo ter saído praticamente no último lance, mas a atuação foi mais uma vez muito abaixo do esperado. Ao final do duelo, Sampaoli concedeu entrevista e, após analisar o desempenho da equipe como 'muito bom', minimizou as críticas ao trabalho.
Uma fala em específico do treinador, no entanto, é a que chama mais atenção: sobre seu grande desafio no Flamengo. Nas palavras do argentino, "é preciso convencer um grupo que tem jogadores com características para isso, que tem jogado de outra forma e ganhado de outra forma, tentar jogar da forma que eu quero". E é aí que mora o perigo. Uma possível e nova incompatibilidade de ideias.
SUPERAR O HISTÓRICO NEGATIVO E TER UM BOM RESULTADO APÓS PARALISAÇÃO
Jorge Sampaoli teve duas paralisações importantes para treinar o Flamengo, mas não conseguiu êxito em nenhuma das partidas pós tempo livre. Na primeira Data-Fifa, o Rubro-Negro teve 11 dias de atividades e sofreu um sonoro 4 a 0 do Red Bull Bragantino. A segunda pausa, de sete dias, rendeu ao Fla um empate amargo de 1 a 1 com o América-MG, então lanterna do Brasileirão.
A BUSCA PELA RETOMADA NA TEMPORADA
A meta do Flamengo, agora, é buscar o melhor desempenho para garantir o pentacampeonato da Copa do Brasil e salvar uma temporada marcada por frustrações, além, claro, de continuar perseguindo o Botafogo no Brasileirão e sonhando com o eneacampeonato nacional. O próximo compromisso será contra o Internacional, no sábado (26), no Maracanã, às 18h30.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias