Apresentado no fim de junho como reforço do Flamengo, Rafinha precisou de pouco mais de um mês para mostrar sua qualidade dentro das quatro linhas. Contra o Botafogo, no domingo, o lateral participou de todos gols na vitória por 3 a 2, mas o camisa 13 já deixou para trás as atuações e só pensa no próximo jogo, contra o Emelec, nesta quarta, valendo vaga nas quartas da Libertadores.
Nesta terça, na véspera da partida - encarada como decisão pelo jogador -, Rafinha atendeu a imprensa no Ninho do Urubu e avaliou o seu momento.
- Fico feliz de estar em uma crescente. São apenas 35 dias aqui no Flamengo e tenho muito o que melhorar. Não tive o tempo adequado para a preparação mas me adaptei, ganhei ritmo de jogo jogando, então o pensamento é na partida de amanhã. Vamos focar no jogo de amanhã que é o mais importante.
'Só dependemos de nós mesmos para fazermos o nosso trabalho, fazermos o resultado que precisamos', disse o camisa 13 da Gávea.
A derrota por 2 a 0 em Guayaquil, no Equador, obriga o Flamengo a vencer por três gols de diferença para avançar na Copa sem a necessidade de pênaltis. Se repetir o placar do jogo de ida a seu favor, a decisão irá para as penalidades no Maracanã. Experiente, Rafinha avaliou a situação do Fla dentro do duelo:
- Temos nossos pensamentos e táticas, mas o que planejamos nem sempre acontece. Sabemos da necessidade de construir o placar, mas temos que ter tranquilidade pois é uma situação adversa. Quem vai nos passar isso é o treinador, vai nos deixar isso mastigado para entrar em campo e fazer o que precisamos. Ele terá a melhor forma para fazermos os gols - disse o lateral.
Confira outras respostas do lateral direito Rafinha, do Flamengo:
Encontro com Romário, registrado nas redes sociais
Encontrei ele no hotel, durante o café da manhã, e pedi para bater uma foto. É meu ídolo e de todo povo brasileiro, em especial dos cariocas. Tenho carinho e respeito enorme por ele. Um dos maiores da história. Nos desejou boa sorte.
Lesões e ausências de atletas importantes
É ruim quando se perde peças importantes, que vêm atuando e fazendo um ótimo trabalho pelo clube. Mas temos que entender que temos um grupo com grandes jogadores, e quem está entrando está dando conta do recado. Perdemos alguns, outros se recuperam e estamos preparados. Quem está aqui vai para a luta. Os soldados que estão inteiros vão dar conta do recado.
Postura diante do Emelec
É uma decisão. É um jogo que define nossa classificação, estamos encarando como um dos jogos mais importantes da temporada pois precisamos reverter o placar. Não temos outra chance, mas também temos tranquilidade. São jogadores experientes. Está em nossas mãos e vamos com tudo. Força total.