Tite elogia Flamengo, comenta homenagens a ídolos e define G-4 como objetivo principal

Treinador revelou ter criado expectativa sobre título, mas voltou a falar em 'meta inicial' de trabalho

coletiva-tite-aspect-ratio-512-320
Tite elogia Flamengo e volta a falar em G-4 como objetivo principal (Foto: Reprodução/FlaTV)

Escrito por

Neste domingo (3), o Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi festiva e marcou a despedida dos ídolos Filipe Luís e Rodrigo Caio, que receberam muitas homenagens no Maracanã. Ao final do duelo, Tite falou elogiou a atuação da equipe e o reconhecimento aos atletas.

+ Em despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio, Flamengo vence o Cuiabá no Brasileirão

- Dá para a gente fazer uma grande partida homenageando dois grandes ídolos. E fazer com que essa homenagem se converta em concentração, competitividade, desempenho e resultado, que não condiz com o que foi o jogo.

A briga por título e a classificação direta para a Libertadores

- Eu fiquei com a sensação de que nutri a esperança de que poderia brigar na última rodada pelo título. Porém não está definido aquilo que era o objetivo inicial quando nós sentamos, juntamente com a direção. Você tem o sonho e tem o real, a gente nutriu na medida que encostou na possibilidade do título. O real é a classificação direta para a Libertadores, esse está para a confirmação.

Escolha por Varela

- Tática. Dois externos em amplitude, dois meias nos dois bolsões, um pivô e um sexto jogador agredindo que é um lateral construtor, o Filipe ou o Varela. O Varela comeu a massa quieto durante dez jogos e por méritos do grande jogador que é o Matheuzinho, do grande jogador que é o Wesley, mas uma concorrência em alto nível.

- Excelência é a repetição. Ele (Varela) fez um grande jogo, como a equipe fez um grande jogo. Que pena que ela não traduziu no placar a performance que ela teve.

Jogo funcional no Flamengo?

- A parte defensiva de uma ação é parecida com a de 2019. Era Rafinha e Filipe Luís. Nós temos tendência quando é Matheuzino e quando é Varela. Exatamente a mesma. A parte ofensiva ela trouxe com Pedro de 9 a utilização de dois flechas do lado. Cebolinha, Bruno Henrique, Luiz. Eventualmente um articulador como Gerson, Everton Ribeiro, Victor Hugo. Você tem versatilidade nas utilizações, então o desenho tático passa por aí

Filipe Luís de meia?

- Nossa fase ofensiva é de um lateral construtor, e aí a gente utilizou o Filipe fazendo um articulador. "Vira pé", porque ele esconde o passe até a última possibilidade que ele tem. Um jogador que tem uma qualidade técnica incrível e eu só desejo que ele tenha muita luz na sequência da vida dele.

Tite tem o costume de sempre levar um membro de sua comissão para a coletiva. Desta vez, quem participou com o treinador foi Juan, gerente de futebol, que respondeu sobre o principal erro do Flamengo na temporada 2023.

- Nós fomos um time muito irregular nesse ano, a nível de apresentação. Quando você é irregular no Brasil com tantos times competitivos fica mais difícil conquistar os objetivos. Acarreta em demissões, você muda a metodologia no meio do trabalho. É difícil para todo mundo se adaptar, para os jogadores, para o treinador que chega, para o staff. Mas eu vejo que a gente está terminando com um bom trabalho, bem encaminhando. com certeza vai ajudar muito começar o ano que vem com o mesmo treinador, com a mesma comissão, com essa mesma metodologia de trabalho para conquistar os títulos que é o objetivo do Flamengo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter