ANÁLISE: Foco do Fluminense é na quarta, mas derrota de reservas liga alerta em dois pontos
Tricolor tem segunda expulsão seguida no primeiro tempo e amplia aproveitamento ruim fora de casa
Com a semifinal da Libertadores na próxima quarta-feira, o Fluminense foi a campo diante do Cuiabá, pelo Brasileirão, com o time reserva. Os jogadores escolhidos para começar o duelo tinham a missão de conquistar pontos e manter o Tricolor no G4. Mas falharam.
Mais do que o próprio resultado, a derrota por 3 a 0 liga o sinal de alerta para o duelo contra o Inter em dois pontos: a rotina de expulsões precoces e o mau aproveitamento do time como visitante.
+ Quer aprender mais sobre futebol e ainda participar de uma comunidade com mais de 600 pessoas? Clique aqui e saiba mais
Alerta 1: Rotina de expulsões
Ter um jogador expulso ainda no primeiro tempo não é comum no futebol. O Fluminense, no entanto, conseguiu tornar isso uma rotina. Após Samuel Xavier na última quarta-feira, contra o Inter, foi a vez de Martinelli levar dois cartões amarelos antes do intervalo.
Este foi o 12º cartão vermelho do Tricolor na temporada 2023. Em comparação aos últimos anos, o clube já superou o número de expulsões de quase todos - a única exceção é 2019.
+ Diniz analisa derrota do Fluminense para o Cuiabá: ‘Não tem nada a ver com quarta-feira’
Com um jogo decisivo e de mata-mata a caminho, os comandados de Fernando Diniz precisam redobrar a atenção com este tipo de situação. É importante saber jogar mesmo pendurado para não ficar em desvantagem numérica no Beira-Rio.
Alerta 2: Aproveitamento ruim como visitante
O outro ponto de atenção é o aproveitamento ruim fora de casa. Em 2023, o Fluminense disputou 26 partidas na condição de visitante e venceu apenas nove, sendo quatro no Campeonato Carioca.
No Brasileirão, foram apenas dois resultados positivos: contra América-MG (1ª rodada) e Cruzeiro (5ª rodada). O Tricolor tem apenas a 16ª melhor campanha como visitante na competição, atrás inclusive de clubes que lutam contra o rebaixamento.
+ ‘Fala, Jogadô!’: Cano fala sobre esperança de convocação para última Copa, relação com Diniz e busca pela Libertadores no Fluminense
Na Libertadores, os números são um pouco melhores. Em cinco jogos fora de casa, foram duas vitórias (Sporting Cristal e Olimpia), um empate (Argentinos Juniors) e duas derrotas (River Plate e The Strongest).