Aposentadoria de Gum: saiba onde estão os 11 titulares que atuaram pelo Fluminense no Brasileirão 2010
Zagueiro e ídolo do Tricolor das Laranjeiras estava sem clube desde dezembro
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta segunda-feira (22), o zagueiro Gum, ídolo do Fluminense, anunciou que deciciu se aposentar do futebol, em entrevista ao 'ge'. O defensor foi fundamental na conquista do Brasileirão de 2010, quebrando um jejum de 26 anos. Com isso, o Lance! mostra onde foram parar os amuletos do título brasileiro.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense
O Tricolor terminou o campeonato com 71 pontos, graças a uma campanha grandiosa, em que permaneceu 23 rodadas na liderança. Foram 20 vitórias, 11 empates e somente sete derrotas, além de 62 gols marcados e 36 sofridos
Ricardo Berna (aposentado)
Ricardo Berna chegou ao Fluminense em 2005 e permaneceu até 2013. Já em 2010, o Berna era o terceiro goleiro, atrás de Fernando Henrique e Rafael, mas conquistou o espaço no elenco quando ambos se machucaram durante o campeonato.
Com oito anos de casa, o goleiro participou dos títulos da Copa do Brasil 2007 e o bicampeonato do Brasileirão em 2010 e 2012. Seu último clube foi a Portuguesa, em 2018.
Mariano (hoje no Atlético-MG)
Ainda ativo, Mariano foi contratado pelo Fluminense em janeiro de 2009 e teve um início ruim no clube. Nos meses finais do ano, o jogador recuperou seu bom futebol com o técnico Cuca, e foi decisivo na sequência invicta de 10 partidas do Fluminense que o livrou do rebaixamento daquele ano.
O jogador recebeu propostas para deixar o Tricolor no ano seguinte, mas decidiu ficar e foi essencial para a conquista do Campeonato Brasileiro em 2010.
Gum (aposentado)
O nome que inspirou a lista, o zagueiro Gum estava sem clube desde dezembro, e tomou uma decisão de se aposentar, após um período de férias com a família.
Pelo Tricolor, o Gum viveu o auge da sua carreira, conquistando quatro títulos: Campeonato Carioca (2012), uma Primeira Liga (2016) e um bicampeonato brasileiro (2010 e 2012). Nas Laranjeiras, foram nova anos, 325 jogos, 25 gols e 9 assistências.
Leandro Euzébio (aposentado)
Leandro Euzébio chegou ao Fluminense depois de fazer um bom campeonato pelo Goiás em 2009. Companheiro de zaga de Gum, a dupla foi a defesa menos vazada do Brasileirão no ano do tricampeonato. O defensor foi o autor da foto histórica subindo na trave na comemoração do título.
O último clube que o jogador defendeu o Cabofriense em 2018, clube local da cidade de Cabo Frio, onde nasceu.
Carlinhos (aposentado)
Carlinhos foi anunciado como reforço do Fluminense em 2010, após se destacar na campanha do Santo André no Campeonato Paulista daquele ano. Defendendo e apoiando o ataque, fez o cruzamento que resultou no gol do título, marcado por Emerson Sheik na última partida contra o Guarani.
Carlinhos pendurou as chuteiras em 2022, sendo o Maringá seu último clube.
Valencia (aposentado)
Recém-chegado ao tricolor carioca, Valencia assumiu a condição de titular do Fluminense após a lesão de Diogo. O volante foi um dos responsáveis pela defesa menos vazada da competição e recebeu o apelido de Peléncia, pelos torcedores do clube.
O colombiano jogou pelo Atlético Nacional em 2018 antes de se aposentar.
Diguinho (aposentado)
Multicampeão com o Fluminense, o volante Diguinho tem no currículo uma passagem marcante pelo Fluminense. Ele disputou 220 jogos e participou dos dois títulos brasileiros.
Atualmente, depois de passar por Vasco da Gama, Figueirense, Boavista (RJ) e Boa Esporte, o jogador está aposentado.
Washington 'Coração Valente' (aposentado)
Um ano antes de se aposentar, Washington conquistou o maior título da sua carreira no Brasileirão 2010, após carreira memorável no futebol brasileiro. O atacante é o sétimo maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, e segundo nos pontos corridos.
Conca (aposentado)
O grande nome do Fluminense na campanha, Conca atuou em todos os 38 jogos da temporada no Brasileirão. O meia argentino se destacou e marcou 9 gols, distribuiu 20 assistências na competição.
O jogador foi eleito o melhor meia pela esquerda da competição e recebeu o troféu na festa do Prêmio Craque Brasileirão daquele ano mágico. Antes de se aposentar, Conca assinou com o Austin Bold, clube recém-formado de Austin, capital do Texas.
Emerson Sheik (aposentado)
Apesar de sua saída polêmica do Tricolor das Laranjeiras, Emerson Sheik esteve no elenco campeão em 2010 e foi peça importante na conquista do título, fazendo gol na última partida.
Emerson foi afastado do clube pelo próprio presidente, que se irritou com o jogador que cantou um funk do maior rival, o Flamengo, no ônibus do Fluminense a caminho de uma decisão contra o Argentinos Juniors pela Libertadores.
Fred (aposentado)
Um dos maiores ídolos do clube, Fred foi a principais referências e artilheiro do clube. O centroavante teve passagens pelo Lyon (França) e Cruzeiro antes de retornar ao Fluminense e se aposentar. Em 2024, O jogador está no Tricolor, mas como diretor de planejamento esportivo.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias