O colombiano Yony González chegou ao Fluminense e logo conquistou o coração dos torcedores tricolores. Nos três primeiros jogos, ele marcou quatro gols e participou de um momento ofensivo muito positivo do time de Fernando Diniz. O jogador, porém, entrou em um jejum e só voltou a encontrar as redes contra o Resende, pela Taça Rio.
Foram seis partidas de distância entre o último gol do atacante, contra o Madureira, e o tento frente ao Resende. Durante esse período, atuações que deixaram a desejar e a desconfiança de uma parte da torcida. No empate no Estádio Moça Bonita, mais um jogo aquém da expectativa que se criou sobre ele, mas o atleta foi feliz com a finalização.
De acordo com números do "Footstas", Yony é o maior finalizador dos Estaduais, considerando aqueles coletados pela ferramenta. Ele precisa de apenas 3.4 finalizações certas para marcar um gol, com 63% de pontaria. O colombiano é o artilheiro do Carioca, com cinco gols e três assistências.
Contra o Resende, Yony González fez dois desarmes e três finalizações. Na movimentação, o colombiano usou mais o lado esquerdo e o meio, principalmente da metade do campo para frente. Ele ainda foi o segundo jogador com menos passes, acertando 20 e errando um. Ficou na frente apenas de Mateus Gonçalves, que fez nove e ficou 25 minutos em campo.
- Fazer gol é sempre importante, mas estou feliz porque estou jogando, estou ajudando a equipe com assistências quando não consigo fazer gol. Sigo trabalhando. Vem partidas importantes e espero contribuir com gols. A sintonia com a torcida e com as pessoas próximas ao Fluminense é muito boa. Foi algo sonhado - disse Yony.
Ex-jogador do Junior Barranquilla (COL), Yony assinou por uma temporada com o Flu. Apesar de não ter sido titular no time colombiano, ele teve um 2018 de destaque e fez o gol do título do Campeonato Colombiano. Ao todo, foram 48 jogos e 10 gols.