Quem é Gabriel Pires, ex-Botafogo que pode reforçar o Fluminense?
Jogador pertence ao Benfica, mas jogou pelo Alvinegro em 2023
O Fluminense segue se movimentando no mercado e o nome da vez é Gabriel Pires. O clube das Laranjeiras busca a contratação do meia, que defendeu o Botafogo em 2023. O jogador pertence ao Benfica, de Portugal. A informação foi divulgada inicialmente pelo "ge" e confirmada pelo Lance!.
O jogador de 30 anos pertence ao clube português e estava emprestado ao Alvinegro. A intenção do Tricolor também contar com o jogador através de um empréstimo.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense
🌍 Trajetória e números
Gabriel tem passagem por grandes clubes do futebol europeu. Juventus e Benfica são times que crescem o currículo do meia. Pelo clube italiano, o jogador não teve oportunidades e rodou por diversos clubes através de empréstimos. Durante esse período, o atleta só conseguiu ter uma boa quantidade de jogos no Leganés, da Espanha, em 2015. Foram 40 jogos e oito gols.
O jogador seguiu no time espanhol até 2018, quando foi comprado pelo Benfica, por quase 10 milhões de euros. No Leganés foram 111 jogos, 19 gols e quatro assistências, em três temporadas.
Em portugal, foram mais três temporadas para o currículo do meia. Na primeira e na segunda o jogador somou 34 partidas, na terceira foram 32. Ao todo, a passagem acumulou cinco gols e seis assistências. Gabriel não jogava muito próximo ao gol.
Depois do Benfica, o atleta foi emprestado ao Al-Gharafa, do Catar, onde viveu sua fase com os melhores números. Em 31 jogos, foram sete gols e 10 assistências. O jogador chegou ao Botafogo ainda em 2022, mas fez apenas 14 jogos e dois gols. Na temporada seguinte, Gabriel desfalcou o Alvinegro por lesão no meio da temporada, mas terminou o ano com bons números para um volante - como atuava no Botafogo. Foram 34 jogos, dois gols e cinco assistências.
➡️ Conheça o atacante Léo Chú, possível reforço do Fluminense
👀 Como joga?
No Botafogo, Gabriel jogou a maior parte dos jogos como um segundo volante ou um meia de ligação. Apesar de substituir Eduardo em alguns jogos, o jogador cumpre um papel de mais organização no meio-campo.
Quando retornou de lesão, Gabriel assumiu a titularidade do Botafogo e foi um dos jogadores mais importantes do time. Porém, o atleta caiu de produção junto com o resto dos jogadores na sequência histórica de resultados ruins do Alvinegro.
Inicialmente, o rival do Fluminense negociou a permanência do jogador para 2024, através de um novo empréstimo. Mas, John Textor optou por não seguir com o Gabriel com a intenção de mudar o perfil do elenco.