Fernando Diniz conciliará seu trabalho no Fluminense com a Seleção Brasileira até a chegada de Carlo Ancelotti, que encerra seu vínculo com o Real Madrid no dia 30 de junho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrou em acordo com o Tricolor das Laranjeiras, que espera não ser prejudicado em suas principais competições.
Em 2023, o comandante assumirá a Seleção Brasileira em seis partidas das Eliminatórias da Copa do mundo entre setembro e novembro. Nesse mesmo período, o Tricolor das Laranjeiras poderá estar disputando a Libertadores, caso avance das oitavas de final, e o Campeonato Brasileiro. O Lance! faz um panorama de possíveis conflitos que o treinador pode encontrar com os dois empregos.
PRIMEIRO CONFLITO
Caso o Fluminense avance das oitavas de final da Libertadores, o clube irá fazer o jogo de volta das quartas de final da competição no dia 30 de agosto, segundo o calendário divulgado pela Conmebol. No fim de semana seguinte, o Tricolor das Laranjeiras encara o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, enquanto a Seleção Brasileira faz sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo no dia 4 de setembro, contra a Bolívia, em partida que será disputada no Brasil.
Na sequência, o Brasil encara o Peru no dia 12 de setembro, enquanto o Fluminense possui um compromisso contra o Cruzeiro no dia 13 ou 14 de setembro, embora a CBF possa reavaliar o jogo da equipe comandada por Fernando Diniz nessas datas,
SEGUNDO CONFLITO
Caso o Fluminense avance e chegue as semifinais da Libertadores, o clube fará o jogo decisivo da fase que antecede a final no dia 4 de outubro, segundo o calendário divulgado pela Conmebol. No fim de semana seguinte, o Tricolor das Laranjeiras encara o Corinthians pelo Brasileirão, enquanto a Seleção Brasileira recebe a Venezuela no dia 9 de outubro, pela 3ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Na sequência, o Brasil encara o Uruguai no dia 17 de outubro, enquanto o Fluminense possui um compromisso contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista, no dia 18 ou 19 de outubro, embora a CBF também possa reavaliar o jogo da equipe comandada por Fernando Diniz nessas datas,
TERCEIRO CONFLITO
Caso o Fluminense chegue na final da Libertadores, o clube fará o jogo decisivo no dia 4 de novembro (sábado), uma vez que a Conmebol antecipou a último jogo. Hipoteticamente, o confronto entre o Tricolor das Laranjeiras e Internacional, pelo Brasileirão, precisaria ser adiado.
No fim de semana seguinte, a equipe de Fernando Diniz possui um clássico contra o Flamengo válido pelo Campeonato Brasileiro, enquanto a Seleção Brasileira entra em campo no dia 13 de novembro contra a Colômbia, fora de casa. E após um confronto contra a Argentina no dia 21 de novembro, o Flu recebe o Coritiba na mesma semana.
Caso essas partidas do Fluminense após as Datas Fifas não sejam remanejadas, a equipe não seria comandada por Fernando Diniz nos treinamentos visando jogos importantes pelo Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o clube possui uma comissão técnica fixa liderada por Marcão.