Entenda motivos para Fluminense ser favorito contra Atlético-MG, na Libertadores
Tricolor encara Atlético-MG, pela competição continental
Na semana do jogo de ida das quartas de final da Libertadores, Hulk jogou a responsabilidade e o favoritismo para o Fluminense. O Tricolor recebe o Atlético-MG, nesta quarta-feira (18), visando a construção de uma vantagem antes de viajar para Belo Horizonte.
➡️ Fluminense confia em bom retrospecto contra Milito para encarar Atlético-MG
Mas existe esse favoritismo do Time de Guerreiros diante do Galo em busca de uma vaga na semifinal da competição continental? O Lance! analisa o histórico do clube de Laranjeiras no torneio, mas também os confrontos contra brasileiros e o momento atual das equipes.
Força em casa
Em sua 10ª participação na história da Libertadores, o Fluminense já fez 45 partidas como mandante. Nesse período, o Tricolor conquistou 28 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas, tendo um aproveitamento de 70,3%.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
Por esse ponto de vista, o Tricolor tem grandes chances de deixar o Maracanã com uma vantagem para o duelo de volta, seja ela pequena, seja ela grande. No entanto, retrospecto e estatísticas não entram em campo.
Retrospecto contra brasileiros
Em sete oportunidades, o Time de Guerreiros encarou equipes brasileiras na Libertadores, tendo um desempenho com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Os números não representam uma grande vantagem para os cariocas diante dos mineiros.
No entanto, o Fluminense avançou em 100% das vezes em que enfrentou rivais nacionais no mata-mata do torneio continental. O Tricolor eliminou o São Paulo em 2008, Internacional em 2012 e 2023, além do Grêmio em 2024.
As duas derrotas em casa na Libertadores para clubes brasileiros contra Palmeiras, em 1971, e Grêmio, em 2013, ocorreram na fase de grupos.
Momento atual
Nos dois confrontos pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou com o Atlético-MG, em Cariacica, e derrotou o Galo por 2 a 0, no Mineirão. Além disso, o Tricolor é uma pedra no sapato do técnico Gabriel Milito, que não venceu a equipe carioca em quatro partidas na carreira.
Outro ponto que joga a favor do Time de Guerreiros é a campanha das duas equipes desde a chegada de Mano Menezes, no Brasileirão. Enquanto o Fluminense ocupa a 6ª colocação desde a 14ª rodada, os mineiros ocupam apenas a 14ª colocação nesse recorte, o que mostra que o Tricolor vive uma fase melhor.