Com a negociação pela renovação do contrato de Samuel Xavier em andamento, o Fluminense começa a resolver uma das muitas pendências que terá em 2024. Principalmente com relação a questão contratual de grande parte do elenco atual.
Protagonista em 2023, o lateral-direito tem vínculo com o Tricolor até o fim de 2024, assim como outros atletas. Além de casos mais urgentes, como os de Marlon, Leo Fernández e David Braz, que podem "abandonar o barco" no meio do ano.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense
Marlon está emprestado ao Time de Guerreiros pelo Shakhtar Donetsk e deve voltar para a Europa. O Fluminense tem opção de compra de Leo Fernández, que não foi muito utilizado na última temporada. E, por fim, David Braz não recebeu propostas por uma renovação e sua continuidade é colocada em xeque.
A questão é que outros oito jogadores que devem fazer parte do elenco comandado por Fernando Diniz também entram em seus últimos anos de contrato. São eles: Marcelo, Felipe Melo, Manoel, Diogo Barbosa, Yony González, Thiago Santos, Daniel e Cristiano.
Nino também tem vínculo com o Tricolor até dezembro de 2024, mas o zagueiro está próximo de uma saída para o Zenit, da Rússia. O clube europeu anunciou o empréstimo de Robert Renan ao Internacional e deve repor a saída do brasileiro com a chegada do capitão do Time de Guerreiros.
Dos oito nomes, dois foram titulares indiscutíveis: Marcelo e Felipe Melo. Os atletas completarão 36 e 41 anos, respectivamente, e devem decidir se darão prosseguimento em suas carreiras e se o clube terá a intenção de renovar com os defensores.
Outros dois jogadores que devem ser muito utilizados e que seus futuros devem depender de seus desempenhos são Manoel e Diogo Barbosa. O zagueiro retorna de uma suspensão de doping e tem chance de recuperar o futebol que apresentou em 2022, enquanto o lateral-esquerdo deve somar muitos minutos, uma vez que Marcelo não tem condições de fazer todos os jogos.
O Fluminense busca manter um elenco competitivo para as próximas temporadas tendo ciência das baixas que deve sofrer para o mercado europeu. E tem nas peças atuais a segurança de um elenco campeão da Libertadores.