Libertadores: Fluminense tem cenário parecido com a última vez que esteve na fase de grupos
Time de Laranjeiras também se classificou diretamente para a fase de grupos em 2021, mas foi eliminado na fase preliminar eliminatória em 2022. Neste ano, Tricolor está no Pote 2
- Matéria
- Mais Notícias
Chegou o dia do Fluminense conhecer seus adversários da fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Nesta segunda-feira, a Conmebol vai sortear as chaves da principal competição da América do Sul, e o Tricolor vai em busca do tão sonhado título em uma situação parecida com a última vez que esteve nesta fase.
Em 2021, o time de Laranjeiras voltou para a competição depois de terminar o Campeonato Brasileiro da temporada anterior na quinta colocação e conquistou a classificação direta para a fase de grupos. Na época, o Fluminense estava ranqueado no Pote 3, ao lado de Vélez Sarsfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Argentinos Juniors (ARG).
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023
Relacionadas
No sorteio, o Fluminense acabou caindo no Grupo D junto com River Plate (ARG), Junior Barranquilla (COL) e Independiente Santa Fe (COL) e surpreendeu ao terminar na liderança, com 11 pontos. Os argentinos ficaram com a segunda colocação.
Nas oitavas de final, o Tricolor eliminou o Cerro Porteño (PAR) com duas vitórias (2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta), mas a equipe carioca acabou eliminada nas quartas de final para o Barcelona de Guayaquil depois de dois empates (2 a 2 na ida e 1 a 1 na volta) graças ao critério do gol marcado fora de casa.
+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!
QUEDA ANTES DOS GRUPOS EM 2022
Depois de quase ir às semifinais em 2021, o Fluminense iniciou a temporada passada com expectativa de fazer boa campanha novamente, mas para isso precisava garantir a vaga na fase de grupos. O Tricolor iniciou a competição na fase prévia e acabou eliminado antes mesmo das chaves com os 32 times.
Na primeira fase eliminatória, o Fluminense despachou o Millonarios (COL) com duas vitórias (2 a 0 na ida e 2 a 1 na volta), mas o time comandado por Abel Braga sucumbiu ao Olimpia (PAR) na rodada seguinte. Depois de vencer os paraguaios na ida por 3 a 1, a equipe de Assunção reverteu a desvantagem com vitória por 2 a 0 e, nos pênaltis, garantiu a classificação. Desde o ano passado o critério do gol fora de casa não é mais válido.
Caso chegasse à fase de grupos, o Fluminense seria ranqueado no Pote 4 por ter disputado as fases preliminares. Nestas condições, o Tricolor poderia encarar clubes brasileiros, única exceção para equipes do mesmo país se enfrentarem na fase de grupos, segundo as regras da Conmebol.
+ Veja quanto os times brasileiros recebem dos patrocinadores master
POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS NESTE ANO
Neste ano, o Fluminense está no Pote 2 e só cruzará com um brasileiro na fase de grupos caso o Atlético-MG seja sorteado na mesma chave. O Galo disputou a fase preliminar e pode enfrentar qualquer outro rival nacional. Os outros brasileiros na fase de grupos são Athletico-PR (Pote 1), Flamengo (Pote 1), Palmeiras (Pote 1), Corinthians (Pote 2) e Internacional (Pote 2).
Possíveis adversários do Pote 1: River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR);
Possíveis adversários do Pote 2: Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL), Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG) e Colo-Colo (CHI);
Possíveis adversários do Pote 4: Liverpool (URU), Deportivo Pereira (COL), Ñublense (CHI), Patronato (ARG), Atlético Mineiro (BRA), Sporting Cristal (PER), Cerro Porteño (PAR) e Independiente Medellín (COL).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias