Novo esquema protege e defesa do Flu fica ‘mais coesa e bem postada’
Júlio César exaltou a quantidade de gols sofridos até esse momento no ano; Flu sofreu metade dos gols que havia sofrido nessa altura do Brasileiro
A defesa é um dos quesitos com maior destaque no Fluminense nesse início de temporada. Sofrendo poucos gols e mostrando maior segurança, os defensores ainda são respaldados por uma ótima fase do goleiro Júlio César, que vem convencendo e salvado a equipe em algumas oportunidades. O 3-5-2 protegeu mais esse setor, que foi um dos grandes problemas do Tricolor no ano passado.
- Crescemos bastante na defesa. Nossa média de gols sofridos melhorou muito do ano passado para esse. É uma defesa mais coesa e bem postada. Automaticamente, corremos menos riscos. Uma equipe que sofre menos gols, tem mais tendência a ganhar os jogos - disse Júlio César.
De fato, o crescimento é evidente. Nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2017, o Flu havia sofrido seis gols. Foram dois no primeiro jogo, um no segundo e três no terceiro. Em termos de pontos, foram seis em nove possíveis, diferente de 2018, com quatro. No entanto, defensivamente, que é a preocupação de Abel, o Tricolor levou a metade dos gols.
Em mais de uma oportunidade, Abel Braga já havia dito que a mudança de esquema se deve a uma deficiência no setor defensivo e ressaltou a quantidade de gols sofridos no ano passado. No Campeonato Carioca, foram 17 gols sofridos em 2017 em 17 partidas, enquanto em 2018 foram apenas 11 em 14 jogos.
- Esse início de ano foi bem complicado. Do término do ano passado para esse tivemos muitos problemas, principalmente extra-campo. A equipe se uniu muito, junto com nosso treinador e a diretoria, e o pessoal tem trabalhado firme e se esforçado ao máximo. Conseguimos coisas boas no Carioca, mostramos uma forma de jogar e agora mostramos bom futebol no Brasileiro. A única coisa que prometemos é a dedicação e a luta. Temos que lidar como se os jogos fossem finais - falou Júlio César.