O Fluminense está próximo de fazer a estreia na Libertadores. Nesta terça-feira, o time de Abel Braga entra em campo para enfrentar o Millonarios pela terceira vez na história. O confronto, no Estádio El Campín, em Bogotá, é às 21h30 (de Brasília), e o histórico é favorável para os brasileiros. O duelo de ida da segunda fase do torneio continental tem transmissão em tempo real do LANCE!.
A Colômbia costuma dar boas recordações ao Flu, que em 22 jogos contra equipes do país tem 13 vitórias, cinco empates e só quatro derrotas. Foram nove times diferentes, incluindo o adversário desta fase. São dois amistosos e duas vitórias e o mais importante: ambas na temida altitude de 2.552 metros de Bogotá.
Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW
O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 1960 no Torneio Cidade de Bogotá. Campeão carioca, o Fluminense voltava de uma excursão pelo México e, além do Millonarios, também enfrentaria o Santa Fe (COL) e o San Lorenzo (ARG). Dirigido pelo técnico Zezé Moreira, o Tricolor venceu o adversário da noite desta terça por 1 a 0, com gol de Maurinho no segundo tempo. O Flu também bateu o Santa Fe, mas o torneio acabou cancelado antes do fim.
O segundo confronto foi pelo mesmo Torneio Cidade de Bogotá, em 1964. Desta vez, ao invés do San Lorenzo, quem disputava a competição era o River Plate, também da Argentina. O Fluminense estreou perdendo para o Santa Fe, mas se recuperou justamente contra o Millonarios, em vitória por 3 a 1 com gols do ponta-direita Morais e do centroavante Ubiraci no primeiro tempo, e do meia Joaquinzinho no segundo. O Flu acabou derrotado pelo River na última partida.
NÚMEROS NA ALTITUDE
A altitude é sempre um tema de preocupação para os times brasileiros, mas o Fluminense tem números favoráveis no El Campín. Das oito partidas que já disputou no estádio, o Tricolor ganhou seis. Foram as duas vitórias sobre o Millonarios, além de superar o Boca Juniors de Cali, o Independiente Medellin e duas vezes o Independiente Santa Fe. As derrotas foram para River Plate e Santa Fe.
O desempenho recente do Flu em altitude tem quatro classificações: passou pela Universidad Catolica em Quito na Sul-Americana de 2017 e pela LDU nas oitavas no mesmo ano. Em 2018, passou por Nacional Potosí na maior altitude de todas, quase 4000m, na primeira fase, e Deportivo Cuenca nas oitavas novamente em Quito.
Para se adaptar melhor ao ambiente, o Flu viajou logo depois da vitória sobre o Volta Redonda por 3 a 0 no Luso-Brasileiro, chegando à capital na manhã de domingo. A equipe já treinou em um campo anexo do El Campín e encerra a preparação nesta segunda-feira.