A voz de Renato Chaves muitas vezes dá o tom nas rodas antes das partidas. Aos 28 anos, ele é o zagueiro que mais atuou nesta temporada pelo Fluminense, com 25 partidas, e, não à toa, assumiu a braçadeira de capitão na ausência de Gum, que se recupera de um incômodo muscular que sentiu contra a Chapecoense.
Com alguns problemas enfrentados pelo técnico Abel Braga para montar a equipe, Renato Chaves tem sido um dos pilares do time. Uma das provas disso é que, na defesa, já formou trio com todos os companheiros de posição - Gum, Ibañez, Frazan, Luan Peres e Nathan Ribeiro - liderando o setor, um dos mais modificados pelo treinador na virada de ano, e ajudando os mais jovens.
A partida contra o Grêmio, inclusive, foi que mais desarmou no Brasileiro até aqui, com três interrupções da jogada adversária. Além disso, quase marcou um gol em lance que os tricolores reclamaram de um pênalti.
Um dos mais antigos do elenco - chegou no começo de 2016 -, Chaves nunca foi unanimidade entre os torcedores, mas já demonstrou não se abalar, apontando confiança no que vem realizando em campo.
- Torcedor pode falar o que quiser, está pagando ingresso. Se quiser vaiar pode vaiar, se quiser aplaudir pode aplaudir. Vou fazer meu trabalho, independentemente de tudo, e procuro fazê-lo bem - disse, em entrevista no começo do mês passado.
A confiança de Abel e dos companheiros Renato Chaves já tem. O nome gritado pela torcida antes de cada partida mostra que, talvez, ele esteja caminhando para conquistar de vez também as arquibancadas.
Renato Chaves no Flu
Chegada
Renato Chaves chegou ao Fluminense no começo de 2016, depois de se destacar pela Ponte Preta. Foi o quinto reforço anunciado pela diretoria para a temporada.
Disputa
À época, o Fluminense contava com outros nomes para o setor, como Gum - ainda no elenco - e Marlon Santos. Renato Chaves, na primeira temporada, acabou atuando em 10 partidas
Ganhando espaço
Já no ano passado, Renato Chaves conseguiu se consolidar no grupo e, mesmo com algumas oscilações, atuou em 36 partidas, sendo titular na maioria delas
Pilar do time
Nesta temporada, o técnico Abel Braga adotou o 3-5-2 e Renato Chaves, atuando pela direita, conquistou a vaga no time titular e se tornou um peça importante no time. Até o momento, foram 25 jogos