menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Achava que não era pra mim’, diz fisiculturista que conquistou primeiro ouro aos 56 anos

Francisco das Chagas Brandão da Costa foi campeão do Muscle Contest, em Campinas (SP), na categoria master acima de 50 anos

Fisiculturista
imagem cameraAos 56 anos, Francisco das Chagas Brandão da Costa conquistou seu primeiro ouro no esporte (Foto: Fernando Brandão/Arquivo Pessoal)
Avatar
Lance!
Campinas (SP)
Dia 09/11/2021
12:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

Francisco das Chagas Brandão da Costa é sinônimo de perseverança. Aos 54 anos, em 2019, o maranhense decidiu mudar de vida e ingressar no esporte que é apaixonado: o fisiculturismo. Dois anos depois, aos 56 anos, alcançou o lugar mais alto do pódio no campeonato nacional Muscle Contest, em Campinas (SP), na categoria master acima de 50 anos.

Ao 'ge', Francisco contou que tudo começou em 2014, quando um treinador sugeriu sua entrada no mundo fisiculturista. Apesar da inicial insegurança, saiu da zona de conforto e aprovou as primeiras impressões

- Comecei a pensar no assunto, mas achava que não era pra mim. Depois passei a ir em campeonatos como espectador e gostei do esporte - começou Francisco.

+ Veja a posição do seu time no Brasileirão!

Já em 2019, aos 54 anos, contratou um treinador visando sua preparação para o estadual de fisiculturismo. A competição, porém, precisou ser postergada em decorrência da pandemia da Covid-19.

- Foi aí que surgiu o campeonato nacional em Campinas, que não exigia classificação estadual. Eu e meu treinador resolvemos participar dele e conquistamos o segundo lugar. Com o resultado, veio também a vontade de ser o primeiro - recordou o fisiculturista. 

A constância gerou resultados. Corrigidas as falhas do último campeonato, Francisco voltou a subir nos palcos no último dia 31 de outubro e faturou o Muscle Contest.

- Nos treinamentos teóricos do TRT sempre escuto os palestrantes com falas de q temos de sair da zona de conforto. Teoricamente é bem fácil ouvir e dizer para a equipe que precisamos fazer mais, mas quando você coloca seu corpo à prova de limites físicos e mentais, você começa a ter novas perspectivas - contou ao 'ge'.

- Uma coisa sempre tenho comigo: não existem limites quando você se propõe a realizar o que deseja - concluiu.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias