O torcedor botafoguense vê o clube passando por grandes mudanças em 2022, desde a chegada do bilionário norte-americano, John Textor. Sobrou até para o Biriba, mascote do clube. A aparência do cachorro alvinegro foi motivo de muita zoação na web após sua participação num desafio de mascotes.
Comparando Biriba com os demais mascotes dos clubes do Brasileirão, o alvinegro ironizou a estética do mascote do Fogão, dando a entender que o cachorro é muito “bonzinho”. A comparação foi motivada pelo "Futebol Fantasia", disputa de mascotes do Esporte Espetacular. O quadro reuniu fantasiados dos quatro clubes citados
- O mascote do Flamengo tem maior cara de brabo, imponente, carniceiro. O do Galo é boladão, com cara de maluco, o galo tem dente, nunca vi galinha com dente. O América-MG é um coelho possuído pelo demônio. Aí, vem o Botafogo todo desengonçado, com cara de bobo. Poderia ser um rottweiler de duas cabeças, poderia ser um pitbull de focinheira - falou o torcedor.
As cômicas frases ditas ao decorrer do áudio viralizaram nas redes sociais.
Por outro lado, muitos alvinegros defenderam Biriba e explicaram todo o contexto histórico do mascote. O cachorrinho virou símbolo do clube em 1948, ao "abençoar" a conquista do título carioca daquele ano.
Após áudio com críticas a Biriba, o Botafogo defendeu mascote e anunciou uma "irmão mais velho" para abafar a polêmica.