Cade renova inquérito contra monopólio de futebol da TV Globo; Flamengo se manifesta
De acordo com o 'Coluna F5', outros quatros clubes também encaminharam ofício ao órgão
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, prorrogou por mais 60 dias um inquérito que investiga um suposto monopólio da TV Globo no futebol nacional. Os investigadores cobram esclarecimentos referentes aos contratos das edições de Campeonato Brasileiro entre 2019 e 2024, e o conselho tem até novembro para concluir os trabalhos.
De acordo com informações divulgadas pela 'Coluna F5', o Cade enviou 34 ofícios para clubes brasileiros e para a Warner Bros Discovery solicitando esclarecimentos sobre os contratos do Campeonato Brasileiro entre 2019 e 2024. Entre as cinco equipes que responderam aos questionamentos do órgão governamental está o Flamengo, clube de maior torcida do país. O Rubro-Negro encaminhou um ofício no último dia 31 de agosto informando que teve sua intenção de transmissão pelo próprio straming atrapalhados pela Globo, em 2020. Na ocasião, a emissora rescindiu o contrato com o Campeonato Carioca, e o time e a Ferj ainda são processados pelo caso no TJ-RJ.
As outras quatro equipes que também encaminharam ofício ao Cade são: São Paulo, Vasco, Vitória e Cuiabá. O acordo entre clubes da Elite e a Globo, para transmissões do Brasileirão, é válido até 2024. Para o ano seguinte, 2025, as ligas Forte Futebol e Libra ainda negociam possíveis renovações com a emissora.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
A Warner Bros Discovery, por sua vez, confirmou em reunião com o Cade que rescindiu seu contrato com o Brasileirão por situações conturbadas com a TV Globo. O órgão decidiu retomar as investigações por um possível monopólio da emissora em junho deste ano, ao reativar um inquérito que estava paralisado desde 2021. A emissora não se manifestou sobre o assunto.
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!