Cardiologista aponta provável causa de parada cardíaca sofrida por Bronny James, filho de LeBron James
Jovem atleta passou mal durante treino de basquete e foi levado ao hospital na última segunda-feira (24)
- Matéria
- Mais Notícias
Bronny James, filho do astro da NBA LeBron James, sofreu uma parada cardíaca durante um treino de basquete na última segunda-feira (24), como confirmado por um porta-voz da família. O jovem atleta de 18 anos joga no time da Universidade de South California. O jogador ainda passa por exames para identificar a causa do ocorrido. Para a cardiologista Patrícia Oliveira, médica responsável pelo Ambulatório de Cardiologia do Esporte do InCor-HCFMUSP, o mais provável é que ele tenha uma doença congênita, como a cardiomiopatia hipertrófica.
Relacionadas
- O infarto é quando a gente tem obstrução ou entupimento de alguma das coronárias do coração. Isso normalmente é causado por placa de gordura ou calcificação nas artérias, então é mais comum em pessoas um pouco mais velhas, acima de 35 anos. Abaixo de 35 anos, as principais causas de parada cardíaca são as cardiopatias congênitas, entre elas as coronárias anômalas e principalmente a cardiomiopatia hipertrófica, responsável por aproximadamente 30% das causas de parada cardíaca - explicou a profissional da saúde.
De acordo com um porta-voz da família, Bronny James saiu da UTI e está em condição estável. Segundo o "TMZ", LeBron James está otimista na recuperação do filho. A notícia sobre a parada cardíaca causou grande emoção no mundo do basquete, com alguns dos principais atletas da NBA enviando mensagens positivas ao jovem jogador.
Abaixo, a cardiologista Patrícia Oliveira explica com mais detalhes o que é a cardiomiopatia hipertrófica, apontada por ela como a causa mais provável do incidente da última segunda-feira.
O QUE É A CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA
"A doença atinge uma das áreas do músculo do coração e causa uma hipertrofia, podendo causar uma obstrução à passagem adequada do sangue. A maioria dos casos se deve a questão hereditária, por mutações espontâneas no músculo do coração."
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
SINTOMAS E SINAIS DA DOENÇA
"Alguns casos de cardiomiopatia hipertrófica são silenciosos e o paciente não apresenta sintomas, mas alguns dos sintomas que podem aparecer por volta dos 20 anos são: desmaios, falta de ar, cansaço, fadiga e pressão no peito, principalmente durante as atividades físicas intensas."
DIAGNÓSTICO
"Para o diagnóstico mais preciso, é necessário realização de exame Ecocardiograma com manobra de Valsalva, que irá identificar alterações no coração do paciente. Além disso, outros exames como o teste ergométrico e testes genéticos são importantes para complementar a avaliação do paciente e da sua família."
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias