Entenda a participação de Washington Olivetto na Democracia Corinthiana
Publicitário morreu neste domingo por falência múltipla de órgãos
Washington Olivetto, ícone de publicidade brasileira, morreu neste domingo (13) aos 73 anos. Em vida, ele foi um dos responsáveis por revolucionar a estratégia de marketing no futebol brasileiro. Corintiano roxo, o publicitário foi o criador da Democracia Corinthiana. Entenda com o Lance! a participação dele no movimento político.
▶️Corinthians encara dilema após derrota no tribunal
▶️Com gols em dois minutos, Corinthians vai às semis da Libertadores feminina
Após se destacar na publicidade, Olivetto assumiu a vice-presidência de marketing do Corinthians no início da década de 80. Naquele período, o cargo não era comum entre os clubes nacionais. Contudo, ter no currículo a conquista de um Leão de Ouro da publicidade nacional o fez ser indicado para o posto pouco popular.
No comando das ações do departamento no clube paulista, ele revolucionou o mercado. Na busca para criar um símbolo que valorizasse e representasse a marca do Corinthians, Olivetto idealizou a identidade do projeto da Democracia Corinthiana.
O movimento político teve início no campo, liderado por Sócrates, Casagrande e Wladimir. A ideologia divulgada pelos atletas divulgava a importância da democracia. Assim, os assuntos internos envolvendo o clube eram tratados de forma democrática, ou seja, com votação entre os atletas. A iniciativa entrava em confronto direto com o modelo político do Brasil no período; a ditatura.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
A criação
A logomarca criada por Olivetto buscava popularizar o movimento liderado pelos jogadores do Corinthians. Para alcançar determinada meta, ele se inspirou na estética da Coca-Cola, e acrescentou o viés político, ao usar elementos que se identificavam com o partido de oposição ao governo militar; o MDB.
A força da marca conciliada com o sucesso da equipe alvinegra naquela época popularizaram o movimento. O sucesso fez a Democracia Corinthiana ser um dos pilares da promoção de valores democráticos no país.
Outras obras
Além de trabalhar no principal movimento extracampo da história do Corinthians, o publicitário também escreveu livros sobre o clube. As obras "Corinthians: É preto no branco" e "Corinthians x Os Outros", também são de autoria do comunicador.
Tudo sobre