menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Entenda a participação de Washington Olivetto na Democracia Corinthiana

Publicitário morreu neste domingo por falência múltipla de órgãos

Democracia-Corinthiana-aspect-ratio-512-320
Logo da Democracia Corinthiana (Foto: Reprodução)

Escrito por

Washington Olivetto, ícone de publicidade brasileira, morreu neste domingo (13) aos 73 anos. Em vida, ele foi um dos responsáveis por revolucionar a estratégia de marketing no futebol brasileiro. Corintiano roxo, o publicitário foi o criador da Democracia Corinthiana. Entenda com o Lance! a participação dele no movimento político.

▶️Corinthians encara dilema após derrota no tribunal

▶️Com gols em dois minutos, Corinthians vai às semis da Libertadores feminina

Após se destacar na publicidade, Olivetto assumiu a vice-presidência de marketing do Corinthians no início da década de 80. Naquele período, o cargo não era comum entre os clubes nacionais. Contudo, ter no currículo a conquista de um Leão de Ouro da publicidade nacional o fez ser indicado para o posto pouco popular.

No comando das ações do departamento no clube paulista, ele revolucionou o mercado. Na busca para criar um símbolo que valorizasse e representasse a marca do Corinthians, Olivetto idealizou a identidade do projeto da Democracia Corinthiana.

O movimento político teve início no campo, liderado por Sócrates, Casagrande e Wladimir. A ideologia divulgada pelos atletas divulgava a importância da democracia. Assim, os assuntos internos envolvendo o clube eram tratados de forma democrática, ou seja, com votação entre os atletas. A iniciativa entrava em confronto direto com o modelo político do Brasil no período; a ditatura.

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

A criação

A logomarca criada por Olivetto buscava popularizar o movimento liderado pelos jogadores do Corinthians. Para alcançar determinada meta, ele se inspirou na estética da Coca-Cola, e acrescentou o viés político, ao usar elementos que se identificavam com o partido de oposição ao governo militar; o MDB.

A força da marca conciliada com o sucesso da equipe alvinegra naquela época popularizaram o movimento. O sucesso fez a Democracia Corinthiana ser um dos pilares da promoção de valores democráticos no país.

Outras obras

Além de trabalhar no principal movimento extracampo da história do Corinthians, o publicitário também escreveu livros sobre o clube. As obras "Corinthians: É preto no branco" e "Corinthians x Os Outros", também são de autoria do comunicador.

Corinthians x Os Outros. livro de Washington Olivetto (reprodução)
Corinthians x Os Outros. livro de Washington Olivetto (reprodução)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter