Galvão Bueno vai se aposentar após a Copa do Mundo? Entenda
Renomado narrador é a voz dos jogos da Seleção Brasileira na TV Globo; Galvão havia anunciado que estaria longe das locuções esportivas a partir de 2023, mas voltou atrás
O locutor esportivo Galvão Bueno havia dito, no início deste ano, que encerraria a carreira na TV Globo após a Copa do Mundo de 2022. No entanto, a voz da Seleção Brasileira no Qatar voltou atrás e, de acordo com o portal "Notícias da TV", o locutor seguirá na emissora, com gravações para chamadas na TV aberta e, também, garantido na equipe de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Abaixo, o LANCE! apresenta os detalhes da negociação.
+ E agora? Torcedores fazem memes com dias sem jogos da Copa do Mundo
Durante o confronto entre Brasil e Chile, em março deste ano, no Maracanã, Galvão anunciou ao público que essa seria a última partida da Seleção Brasileira narrada pelo locutor em solo brasileiro. Em seguida, os rumores sobre um término de contrato com a Globo, que se encerrava em dezembro de 2022, cresceu entre os admiradores de seu trabalho.
Contudo, a Globo não queria perder Galvão e se acertou com o narrador em outubro, sete meses após o assunto se tornar público. Diferente do contrato anterior, o vínculo estabelecido entre ele e a emissora não possui exclusividade. Portanto, como era de interesse de Galvão, é possível fechar com outras empresas, como serviços de streaming.
Apesar de Galvão ter anunciado o fim da sua carreira de locutor na televisão, o contrato o coloca como membro da equipe dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. No entanto, seu principal papel até a grande competição será realizar chamadas institucionais e esportivas na TV aberta. Também pode-se fechar a apresentação um programa, não necessariamente com pautas esportivas.
Aos 72 anos, Galvão narra a sua 13ª Copa do Mundo. Recentemente, ele recebeu prêmio de Fifa e Associação Internacional de Imprensa Esportiva por ter narrado 12 finais do torneio.
No Qatar, o locutor é a voz da Seleção Brasileira e, mesmo se a equipe de Tite não chegar na decisão, Galvão será a voz da final, no dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail, às 12h (de Brasília). Nesta sexta-feira, ele comanda a transmissão da TV Globo do duelo entre Brasil e Croácia, válido pelas quartas de final, às 12h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação.