menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Mauro Cezar detona museu do Flamengo por ‘omissão dos meninos mortos no CT’

Tragédia aconteceu em 2019

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Tragédia no Ninho do Urubu vitimou dez jovens da base do Flamengo (Foto: Guilherme Abrahão/Lancepress)

Escrito por

Em 2023, o Flamengo reinaugurou o seu Museu, que fica na sede social do clube, na Gávea. Em visitação, o espaço foi alvo de duras críticas do jornalista Mauro Cezar, principalmente pela "omissão completa dos 10 meninos mortos no CT em 8 de fevereiro de 2019". As vítimas da tragédia que matou dez jovens no Centro de Treinamento do Flamengo não receberam nenhum tipo de homenagem no museu.

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Flamengo

Museu do Flamengo
Imagens do muséu do Flamengo (Foto: Paula Mattos/Lance!)

Veja o pronunciamento de Mauro Cezar

Tente encontrar, no Museu do Flamengo, referências a Moderato, Pirilo, Valido, Leonidas, Zizinho, Domingos, Fausto, Evaristo, Dr. Rúbis, Carlinhos, Reyes, Doval, Zagallo, Geraldo e tantos outros.
Não será fácil. E se achar, sobre muitos deles, verá somente a foto rodando num painel com o nome, sem qualquer informação a mais. Quem foi? Quando jogou? Quais seus feitos com a camisa rubro-negra? Nada disso está acessível naqueles painéis.
O Museu do Flamengo decepciona, mas ainda é possível corrigir erros crassos, que vão além da falta de referências e detalhamento de vários nomes históricos do futebol rubro-negro. Como a omissão completa dos 10 meninos mortos no CT em 8 de fevereiro de 2019. O memorial existente na Gávea antes da inauguração desse espaço tinha uma homenagem aos Garotos do Ninho. No Museu do Flamengo, parece que eles nunca existiram.
Logo após a inauguração, questionei a assessoria de imprensa do museu, em 7 de agosto de 2023. A resposta: “A homenagem para os meninos do Ninho está la no CT mesmo - não terá mais uma no museu”. Insisti, afinal, o Centro de Treinamentos não fica aberto à visitação, quem pode ver a tal homenagem? Até hoje, 468 dias depois e após novas mensagens cobrando uma resposta que faça sentido, ela ainda não veio.
Quem fez a curadoria do Museu do Flamengo tem muito a corrigir, se o objetivo do trabalho for contar a história do clube. Contar a história. É o que fazem os museus. Esses nomes, e muitos outros, fazem parte dela, que não começou em 2019, tampouco em 1981. E os Garotos do Ninho também, mesmo que da maneira que ninguém jamais desejaria. Faz bem a torcida do Flamengo, que os homenageia cantando aos 10 minutos de cada jogo. “São 10 estrelas a brilhar”. Sim, eles são. Menos no Museu do Flamengo.

O dia 08/02/2019 ficará marcado como um dia triste na história do futebol brasileiro. Nesta sexta-feira, um incêndio tomou conta de parte das instalações do CT do Flamengo, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Dez pessoas morreram e outras três pessoas ficaram feridas na tragédia. Dor, destruição e luto marcam as imagens na sequência.<br&gt;
O dia 08/02/2019 ficará marcado como um dia triste na história do futebol brasileiro (Foto: Adriano Fontes/ AMPress)

➡️ A vida após a tragédia: como estão os 16 sobreviventes dois anos depois do incêndio no Ninho do Urubu

➡️ Quem foi punido pela tragédia do Ninho do Urubu?

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter