Jornalista se manifesta e repudia ataques sexistas no chat da CazéTV em jogo da Copa do Mundo Feminina
O canal precisou desativar comentários durante a partida de estreia do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
A abertura da Copa do Mundo Feminina, que deveria ser mais um dos momentos históricos do futebol e da internet, dividiu espaço com um episódio lamentável na transmissão desta quinta-feira (20). Isso porque, a CazéTV precisou desativar mensagens no chat durante a partida entre Nova Zelândia e Noruega, de estreia do torneio, após comentários machistas e preconceituosos.
Relacionadas
O motivo e a necessidade da desativação do tradicional chat da CazéTV, uma das detentoras da competição, no Youtube, foi repudiado por André Rizek, jornalista dos canais Globo. O comunicador lamentou o episódio sexista e detonou a atitude, aconselhando os machistas a buscarem ''tratamento para insegurança''.
- Começou a Copa do Mundo Feminino e me impressionou muito que os colegas da CazéTV tiveram que fechar o tradicional chat deles, durante os jogos, por comentários sexistas e machistas sobre as jogadoras. Ninguém é obrigado a gostar de futebol praticado por mulheres, mas querer impedir que joguem e gastar o precioso tempo para falar contra é outra história. Eu, por exemplo, não curto handebol jogado por homens, acho o jogo muito bruto. Um dos meus esportes preferidos é o handebol feminino nas Olimpíadas, mas nem por isso vou militar contra o que é praticado por homens. É gosto pessoal -, e prosseguiu:
- Se você acha que mulher não pode jogar futebol, ou você é da mesma laia de governantes autoritários, que por anos proibiram mulheres de votar, de dirigir, de viajar e de jogar futebol, ou você precisa tratar da sua insegurança. Você acha que elas estão ocupando um espaço que, na sua cabeça, é só seu. Um conselho: vá tratar disso, amigo -, repudiou Rizek.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Os comentários começaram logo no primeiro tempo, quando homens criticavam a qualidade do futebol apresentado no jogo entre Nova Zelândia e Noruega, de estreia da Copa, e zombavam das atletas. O canal optou por desativar o chat para segunda etapa e emitiu uma nota justificando a decisão.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
— O chat da CazéTV no YouTube foi desativado durante a transmissão de Nova Zelândia x Noruega porque percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade. Nos próximos jogos teremos ainda mais moderadores preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito — concluiu.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias