Morre Dedé, ex-atacante brasileiro e ídolo de clube sul-americano
Ex-jogador foi homenageado por tradicional clube da Bolívia
Morreu no último final de semana o ex-atacante José do Carmo Soares, o "Dedé", como era conhecido no futebol. Ele foi sepultado no domingo, no Horto da Igualdade, em Presidente Epitácio, São Paulo. O brasileiro foi homenageado por um clube tradicional da Bolívia, por onde teve boa passagem.
Segundo amigos do ex-jogador na cidade, ele sofreu um infarto, em casa. Dedé tinha 76 anos.
Ao lado dos brasileiros Jé e Toninho Mitaim, Dedé marcou época no Oriente Petrolero, um dos times mais tradicionais da Bolívia na década de 1970.
O clube de Santa Cruz de Sierra deixou uma postagem e lamentou o ocorrido. A transferência de Dedé para o Petrolero teria servido como motivação para a chegada dos demais brasileiros ao futebol boliviano.
Em 1971, por exemplo, durante uma excursão à Bolívia, o Santos de Pelé realizou um amistoso contra o Oriente Petrolero, equipe de Dedé. Na ocasião, o Peixe venceu por 4 a 3.
A ligação com a Bolívia era tanto que, em sua cidade natal, o ex-atacante fundou um time amador com o mesmo nome do clube boliviano. A equipe participava de torneios de várzea pela região aos finais de semana.