MP solicita banimento de organizada do Fluminense em todo território nacional
A torcida ainda poderá ser multada em R$ 100 mil
O Ministério Público irá entrar na Justiça com pedido de banimento da Torcida Organizada Força Flu em todo território nacional. O requerimento é para que membros e associados sejam afastados dos eventos esportivos por cinco anos e também impedidos de frequentar entorno de estádios em um raio de cinco quilômetros em dia de jogo.
O pedido é da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte e está baseado em um relatório do BEPE (Batalhão Especial de Policiamento em Estádios). A Força Flu é a organizada envolvida no apedrejamento do ônibus com a delegação do Botafogo, que feriu o atacante Carlos Alberto, no dia 29 de agosto, nos arredores do aeroporto Galeão antes do embarque alvinegro para a Argentina.
- De todo o explanado, fica patente o desvirtuamento da finalidade da agremiação esportiva, uma vez que a prática de atos de violência transforma o espetáculo desportivo em declarada guerra de gangues em busca de dominação subsocial e imposição de sua suposta força no mundo esportivo -, diz um trecho do pedido.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
O promotor Rodrigo Terra explicou que a Organizada será penalizada devido à ausência de assinatura na proposta de Termo de AJustamento de Conduta no MP com as torcidas. Se houvesse acordo, apenas o cidadão responsável pela pedra arremessada seria punido. A polícia, inclusive, já identificou o responsável pelo ocorrido.
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
Para a promotoria, a medida se tornou necessária “a fim de desestimular e limar efetivamente práticas e comportamentos violentos por parte da torcida.” Ainda segundo o MP, as punições que foram aplicadas até o momento “têm se mostrado ineficientes para impedir atos graves como o ocorrido”.