Onde Faustão trabalhou como jornalista esportivo?
Apresentador começou sua carreira como repórter de campo
Internado desde o dia 5 de agosto, Faustão, um dos grandes comunicadores do país, virou assunto devido a um problema cardíaco. O apresentador precisará passar por um transplante de coração para buscar retomar sua rotina, sempre ligada a televisão. Mas o que poucos sabem é que Fausto Silva também está diretamente atrelado ao futebol.
Um dos ícones da televisão brasileira nos últimos trinta anos, Faustão nem sempre foi o enorme apresentador e animador de auditórios da telinha. Ele começou a carreira de jornalista e comunicador no rádio do interior paulista e se destacou como repórter de campo.
Aos 14 anos, Fausto começou a trabalhar na reportagem da Rádio Centenário, da cidade de Araras. Depois, se mudou para Campinas e foi contratado pela Rádio Cultura, onde ficou por cinco anos e comandou o musical New Pop International. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte. Mas foi já na Jovem Pan que ele começou a se destacar como repórter de campo, na equipe de Osmar Santos.
Faustão como repórter de campo ao lado de jogador desconhecido em 1973! pic.twitter.com/lRJdnsCFc2
— Milton Neves (@Miltonneves) July 4, 2017
Paralelamente ao rádio, Fausto Silva também se dedicou ao jornalismo impresso, tendo sido contratado pela equipe esportiva do jornal O Estado de S. Paulo. E também teve a primeira experiência televisiva, apresentando as notícias de esporte do telejornal Bom Dia São Paulo, da Tv Globo. Mas, naquele momento, o talento dele estava destinado ao meio radiofônico. Sempre preocupado em ser criativo, Fauto Silva adotou o estilo irreverente nas entrevistas e nas participações das narrações dos jogos de futebol.
+ Qual é o time que Faustão torce?
Em 1977, quando Osmar Santos decidiu trocar a Jovem Pan pela Rádio Globo, Fausto Silva foi junto. E a parceria só cresceu. Osmar Santos criou o programa Balancê, na Rádio Excelsior, pautado em misturar esporte, música, política e assuntos da moda. Tudo com muita brincadeira e bom humor, tornando-se sucesso no rádio paulista. E nisso, Fausto Silva pôde desenvolver ainda mais sua irreverência.
Em 1983, Faustão assumiu o cargo de apresentador do Balancê, após a saída de Osmar, que foi tocar projetos na TV. Em outubro do mesmo ano, o programa começou a ser transmitido com auditório, na Palhaçaria Pimpão, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo.
No ano seguinte, o programa radiofônico migrou para a televisão. Em março, a TV Gazeta colocou no ar o Perdidos na Noite. Em setembro, o programa se mudou para a Record e, em 1986, foi para a TV Bandeirantes. Na Band, a atração passou a ser transmitida para todo o país, e não apenas em São Paulo, como era antes.
+Veja: Força, Faustão! Saiba como funciona a fila para transplante de coração
Em 26 de março de 1989, estreou na TV Globo o Domingão do Faustão. Programa que mais tempo ficou no ar na emissora, até 2021. O show teve mais de 1.600 episódios e foi uma das atrações de maior faturamento para o canal.
Com a saída da Globo no final de 2021, Faustão assinou com a Rede Bandeirantes. No dia 17 de janeiro de 2022, foi ao ar o Faustão na Band. O programa foi praticamente uma continuação do que era feito na emissora carioca, só que diariamente. Fausto Silva anunciou que iria deixar a Band em maio. Seu show foi exibido até o dia 18 de agosto deste ano.
Tudo sobre