menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Polícia realiza buscas em sede de comitê dos Jogos Olímpicos de Paris

Investigações monitoram supostos favorecimentos em contratos fechados por envolvidos na organização das Olimpíadas

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraParis se prepara para receber as Olimpíadas em 2024 (Foto: Divulgação/COI)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/06/2023
21:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

O início dos Jogos Olímpicos de Paris, programado para julho de 2024, já se aproxima. E, enquanto os preparativos para o evento se encontram em curso, a polícia local realizou diversas operações de busca em endereços ligados à Olimpíada.

Entre os principais alvos, estão a sede do Comitê de Organização (Cojo) e a Empresa de Obras Olímpicas (Solideo). Segundo informações da Procuradoria Nacional de Finanças, o motivo seria a suspeita de favorecimento e ações ilegais relacionadas a interesses.

+ Revolta e zoeiras! Web faz memes com derrota do Brasil para Senegal

Rapidamente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou sobre o assunto e disse que não pode se aprofundar no tema devido ao andamento das investigações, mas garantiu transparência e colaboração total.

+ De olho nas Olimpíadas de Paris-2024, André/George disputa etapa final do Circuito Sul-Americano

- Em uma situação como essa, não podemos fazer nada no momento. A única atitude que devemos ter é a colaboração total e a transparência do Comitê de Paris-2024. Foi um dia difícil, mas podemos fazer apenas uma coisa: esperar pelo resultado do inquérito. Uma ação foi instaurada nesta manhã, e Paris-2024 está colaborando. Este é um inquérito em andamento, não temos comentários até o momento - disse a organização em coletiva de imprensa.

+ Paris 2024 pode bater recorde de público entre todas as edições das Olimpíadas; veja ranking

Segundo o Ministério Público, porém, as buscas são consequência de investigações iniciadas ainda em 2017 e 2022, todas relacionadas a contratos selados por partes envolvidas com a organização das Olimpíadas.

O Cojo garantiu cooperação total com as buscas e afirmou que a investigação já se encontrava em andamento em Saint-Denis, local de sua sede, mas também não confirmou os motivos.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Em breve, o Tribunal de Contas da França — que acompanha as investigações — irá se pronunciar sobre o assunto por meio de um relatório.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias