Qual a origem do ‘chororô’? Saiba a história da provocação entre Flamengo e Botafogo

Bruno Henrique fez o gol da vitória rubro-negra contra o Botafogo e comemorou com o gesto

Compilado-chororo-aspect-ratio-512-320
Diversas vezes o "chororô" foi provocação entre Flamengo e Botafogo. (Foto: Reprodução/Rede social)

Escrito por

A vitória do Flamengo sobre o Botafogo no sábado (02), contou com uma fatídica comemoração. No gol que garantiu os três pontos, Bruno Henrique fez o sinal do famoso chororô em provocação a torcida botafoguense. O gesto se tornou comum em gols rubro-negros durante o clássico. Mas afinal, qual a origem do "chororô" ?

TAÇA GUANABARA DE 2008

A história começa há 15 anos, quando Flamengo e Botafogo disputavam a final da Taça Guanabara de 2008. Na final, um lance polêmico tirou os jogadores botafoguenses do sério. O juiz Marcelo de Lima Henrique marcou um pênalti de Ferrero em cima de Fábio Luciano - o zagueiro argentino puxou o capitão do Flamengo pela camisa.

Taca-Guanabara-2008
Flamengo foi campeão da Taça Guanabara de 2008 (Foto: Reprodução/Rede social)

O lance revoltou os jogadores do Glorioso, ocasionando, inclusive, a expulsão de Zé Carlos (Botafogo) e Souza (Flamengo). No final do jogo, o Fla virou a partida com gol de Diego Tardelli.

Após a partida, todos os jogadores do Botafogo foram até a coletiva de imprensa fazer um comunicado. Desolado, Túlio Guerreiro foi o porta-voz do grupo. O volante chorou durante a sua fala e disse que "por ele, não jogaria mais o Campeonato Carioca". Além dele, o então presidente do clube, Bebeto de Freitas, também se emocionou na coletiva.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

SOUZA NÃO PERDOOU

No jogo seguinte, o atacante rubro-negro não perdeu a oportunidade de provocar o rival. Três dias após a final, o Flamengo enfrentou o Ciensiano-PER pela Libertadores e Souza marcou um dos gols. Na comemoração, o camisa 9 do Rubro-negro fez o sinal do chororô, em referência a postura do Botafogo.

Souza – chororô
Souza fazendo o "chororô" contra o Censiano-PER (Foto: Reprodução/Globo)

A "zoeira" foi tanta que virou até música para torcida. A canção, entoada até hoje nas arquibancadas, tem na letra:

"Ninguém cala esse chororô! Chora o presidente, chora o time inteiro, chora o torcedor!"

PROVOCAÇÃO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

A brincadeira dos flamenguistas com os alvinegros foi passando de geração em geração. Em 2013, o Fla venceu o Glorioso por 4x0 no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, com Hernane sendo um dos autores dos gols. O artilheiro do Flamengo fez o sinal do chororô junto do lateral André Santos na comemoração.

+Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista

Em 2018, também no Campeonato Carioca, a então promessa da base, Vinícius Júnior, marcou um gol - muito parecido com o de Bruno Henrique no sábado - e comemorou com o mesmo símbolo no clássico regional.

Vinícius Júnior relembrou o gesto de Souza (e de outros rubro-negros que repetiram depois) e fez o chororô na semifinal da Taça Guanabara de 2018
Vinícius Júnior provocou o Botafogo (Foto: Reprodução)

A mais recente das provocações partiu de Bruno Henrique. O "rei dos clássicos" anotou um belo gol na vitória do Flamengo contra o Botafogo pela 22ª rodada do Brasileirão de 2023. Na hora de festejar o gol, BH imediatamente fez o símbolo que tanto incomoda os torcedores do Glorioso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter