A transmissão da grande final da Copa do Mundo de 2022 marca a despedida de Galvão Bueno das narrações da TV Globo. Aos 72 anos, o jornalista permanecerá na emissora, mas exercendo outras funções. Assim, o posto de narrador número 1 da Globo ficará disponível e já tem um sucessor natural.
O substituto de Galvão Bueno deve ser Luis Roberto, de 61 anos. O locutor trabalha na TV Globo desde 1997 e, desde então, trabalhou nos maiores eventos esportivos transmitidos pela emissora, como as Copas do Mundo e as Olimpíadas. Ao lado de Cléber Machado, ele se firmou entre os principais narradores da empresa e, apesar de despistar sobre o assunto, é o favorito para suceder o mestre Galvão Bueno.
Um sinal da escolha da Globo é que apenas Galvão e Luís Roberto viajaram ao Qatar para fazer a cobertura da Copa do Mundo 2022. Os demais narradores da emissora, como Cléber Machado e Gustavo Villani, trabalharam do estúdio no Rio de Janeiro.
A partir de 2023, Luis Roberto deve assumir a locução dos jogos disputados pela Seleção Brasileira e pode absorver outras funções desempenhadas por Galvão até hoje.
+ Taça da Copa do Mundo: conheça história, peso, valor e outras curiosidades do troféu
NOVA FUNÇÃO DE GALVÃO
Apesar de Galvão ter anunciado o fim da sua carreira de locutor na televisão, o contrato o coloca como membro da equipe dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. No entanto, seu principal papel até a grande competição será realizar chamadas institucionais e esportivas na TV aberta. Também pode-se fechar a apresentação de um programa, não necessariamente com pautas esportivas.
No Qatar, o locutor chegou à sua 13ª edição de Copa do Mundo. Neste ano, ele recebeu prêmio da Fifa e da Associação Internacional de Imprensa Esportiva, por narrar 12 Copas do Mundo. Galvão é a voz da final, entre Argentina e França, diretamente do Estádio Lusail, às 12h (de Brasília).