Com grande possibilidade de neve e muito frio, o Buffalo Bills vai receber o Baltimore Ravens, neste sábado (16), às 22h15, pelo Divisional Round dos Playoffs da Conferência AFC. O confronto coloca em campo os dois quarterbacks mais jovens nesta pós-temporada e que foram bastante criticados no passado.
Ravens e Bills vão decidir quem vai para a final da AFC, onde quem triunfar encara Cleveland Browns ou Kansas City Chiefs.
Silenciando os críticos
Em 2018, quando Josh Allen e Lamar Jackson foram selecionados no Draft logo as piadas começaram a surgir. Em comum, críticas ao fato dos dois quarterbacks não demonstrarem, supostamente, precisão necessária para jogar na NFL. Alguns até sugeriam que os dois pertenceriam a outras posições, como tight end, wide receiver ou running back.
Nada melhor que empilhar vitórias e estatísticas positivas para deixar os críticos calados. E assim o fizeram, Lamar Jackson é o mais vencedor quarterback da classe do Draft, com 30 vitórias e somente sete derrotas. Josh Allen vem em segundo, com 28 triunfos e 15 derrotas. Jackson faturou um MVP em 2019, assombrando o mundo do futebol americano. Josh Allen evoluiu da água para o vinho em 2020, aparecendo como uma terceira opção na disputa do prêmio de jogador mais valioso no ano.
Os dois quarterbacks nutrem bastante respeito um pelo outro, com ambos se elogiando bastante durante a semana, nas coletivas antes da partida. Lamar ressaltou a força no braço de Allen, que o permite fazer lançamentos que poucos quarterbacks têm capacidade. Já o QB dos Bills destacou que Jackson foi sempre muito criticado, muitas vezes injustamente.
Voando alto
O Buffalo Bills vive um dos seus melhores momentos nos últimos 25 anos. A franquia nova-iorquina está pegando fogo nas últimas semanas, dominando adversários e demonstrando incrível poder ofensivo, com uma invejável química entre Josh Allen e Stefon Diggs.
O wide receiver, inclusive, é natural de Maryland, estado dos Ravens. Apesar de ter atuado no universitário e high school como vizinho de Baltimore, Diggs foi passado pela franquia local. A mãe de Stefon Diggs chegou a criticar publicamente e exigir a demissão do, à epóca, general manager dos Ravens, Ozzie Newsome.
Diggs, contudo, durante a semana falou que está feliz da vida em Buffalo, que foi recebido de braços abertos pela torcida e está sentindo ter um segundo lar na cidade nova-iorquina.
Empolgação
O Baltimore Ravens espantou dois fantasmas com a vitória no Wild Card dos Playoffs. O primeiro é em relação ao fato de Lamar Jackson não conseguir vencer na pós-temporada, após duas partidas sem sucesso para iniciar a carreira. O outro é com relação ao Tennessee Titans, pedra no sapato recentemente da franquia de Maryland, tendo vencido os dois últimos confrontos, antes do embate de domingo (10) passado.
Até por isso, o clima está positivo na franquia. Durante a semana de treinamentos, John Harbaugh brincou sobre não conhecer o rapper Mike Jones e que iria procurar algumas músicas dele. Após vitória contra os Titans, viralizou nas redes a reação de Lamar Jackson após um repórter chamado Mike Jones ser convocado a fazer uma pergunta ao quarterback. O músico texano ficou famoso por dar seu real número de telefone durante algumas de suas músicas e por também ficar gritando seu nome entre alguns refrões.
Falando um pouco mais sério, mas ainda com clima leve. Lamar Jackson revelou que nunca atuou na neve em sua carreira, mas torcia para não ter sua primeira experiência em Orchard Park, no sábado. Bradley Bozeman, guard titular dos Ravens, também manifestou desejo de não encarar neve na partida, afinal caras pesados não são feitos para campos escorregadios. Entretanto, a previsão aponta que estará nevando no norte de Nova York na noite de sábado.
Aposta
O Power Football Index, mecanismo de projeções da ESPN, aponta um enorme equilíbrio na partida. Os Ravens são ligeiramente favoritos, com 51.4% de chances de vitória. Os Bills ficam com 48.6% de probabilidade de avançar ao AFC Championship Game.
Ficha do jogo
Buffalo Bills x Baltimore Ravens
Divisional Round da Conferência AFC
Data: Sábado (16), às 22h15
Local: Bills Stadium, em Orchard Park
Onde ver: ESPN, ESPN App e Game Pass da NFL