Primeiro muçulmano a ser treinador na NFL. Conheça Robert Saleh, o novo head coach do New York Jets
Responsável por liderar bons sistemas defensivos no San Francisco 49ers, Saleh tem admiração dos seus comandados
Após o lendário treinador do College Footbal Urban Meyer ser anunciado como treinador do Jacksonville Jaguars, o New York Jets também escolheu o seu treinador do futuro: Robert Saleh. Coordenador defensivo do San Francisco 49ers desde 2017, Saleh foi responsável por montar um forte sistema defensivo que ajudou a franquia a chegar no Super Bowl na temporada anterior. Conheça mais sobre o novo comandante dos Jets:
Natural de Michigan, Saleh foi um dos nomes mais quentes no circuito de treinadores da NFL nas duas últimas temporadas. Enérgico e empolgado na sideline, o especialista em defesas aparenta ser bem quisto por seus comandados. A suposição pode ser feita por dois fatores, as comemorações durante as partidas entre os atletas o treinador e as declarações o parabenizando logo após o anúncio de sua contratação pelos Jets. Richard Sherman, o cornerback de temperamento forte e que não mede palavras para nada, foi um dos primeiros a falar bem do novo comandante da franquia nova-iorquina. Aliás, olho em Sherman para acompanhar Saleh no New York Jets, facilitando a transição de comando e a montagem de um novo sistema.
The @nyjets got a great one! Congrats to them!
— Richard Sherman (@RSherman_25) January 15, 2021
Por falar em esquema tático, o New York Jets deve mudar sua abordagem defensiva com a contratação de Robert Saleh. O treinador é adepto de uma base defensiva com quatro defensores na linha de scrimmage e três linebackers na segunda linha, diferente do esquema 3-4, que foi a base defensiva nova-iorquina desde que Rex Ryan assumiu o comando da franquia, em 2009. Isso deve ser curioso na montagem do elenco nova-iorquino para os próximos anos, uma vez que alguns jogadores são amplamente acostumados ao 3-4. Pode-se assumir, entretanto, que Quinnen Williams deve ter seu potencial como pass rusher ampliando em uma defesa 4-3.
Apesar de advindo da famosa Cover-3 do Seattle Seahawks, que proporcionou ao mundo do futebol americano a Legion of Boom, Saleh tem variações no seu sistema de secundária, também apostando bastante na cobertura Quarters e em algumas ocasiões em Cover-2. O que é comum nas suas preferências, contudo, é o sistema de cobertura em zona, que utiliza na ampla maioria dos snaps.
Example of #49ers defense disguising coverages. On previous play Moore was in the box w/ Tartt in the deep middle. This time Moore retreats just before snap and they play a cover 2 shell. Safety help over top allows Sherm to jump the quick out. @grantcohn is right Saleh on 🔥 rn pic.twitter.com/ZN0aDQgrDE
— DJ Dav (@djdav21) September 25, 2019
Experiência
Saleh iniciou sua trajetória como treinador no futebol americano universitário, como assistente defensivo em Michigan State. De lá, seguiu no College Football com passagens por Eastern Michigan e Georgia. Em 2005, contudo, deu o salto para a NFL, indo trabalhar no Houston Texans, sempre focado em defesas. Em 2011, nova casa para Robert Saleh, indo focar no controle da qualidade defensiva do Seattle Seahawks. Quando Gus Bradley deixou a franquia de Washington para liderar o Jacksonville Jaguars, Saleh o acompanhou, se tornando, então, técnico de linebackers do time da Flórida. Em 2017, ele foi alçado ao posto de coordenador defensivo do San Francisco 49ers, montando defesas fortes especialmente nos dois últimos anos.
Primeiro muçulmano
Robert Saleh também entra para o livro dos recordes da NFL. Descendente de libaneses, ele será o primeiro muçulmano a ser um head coach em toda a história da liga.
Por ser de origem de uma minoria nos Estados Unidos, a aquisição do comandante pelo New York Jets vai render dividendos para o San Francisco 49ers. Os californianos receberão duas escolhas compensatórias de terceira rodada nos dois próximos Drafts, por ter estimulado o desenvolvimento de minorias na posição de treinador.