De olho nos jovens do FABR: Golden Boy apresenta novidades para 2023
Projeto passa por mudanças para dar ainda mais força à base do futebol americano nacional
- Matéria
- Mais Notícias
O projeto Golden Boy, que tem como objetivo mapear e avaliar os melhores prospectos do futebol americano brasileiro, apresenta novidades para a temporada 2023, sendo a principal delas é na organização. Até o ano passado, o projeto era organizado pela Tide, produtora de conteúdo referente ao esporte no Brasil. Já neste ano, a iniciativa será encabeçada pela Vision Sports, uma startup de comunicação esportiva nova que chega ao mercado com novas ideias, e, com isso, o projeto ganha ainda mais força.
O idealizador do Golden Boy, Caio Guimarães detalha o projeto e sua importância para o FABR.
- (O Golden Boy busca) Encontrar destaques até 23 anos (nascidos a partir dos anos 2000) com impacto no mais alto nível do FABR, mas sem deixar de prospectar os próximos playmakers. O projeto visa também valorizar a base e encontrar destaques entre os nascidos a partir de 2004 no país para fomentar uma futura convocação para seleção brasileira da categoria - explica Caio Guimarães, idealizador do projeto.
As duas categorias são avaliadas por voluntários de todo país, seguindo as diretrizes do Golden Boy. Na categoria de prospectos, a ideia é encontrar jovens atletas com um futuro promissor e que possam atingir altos níveis no futuro. Já a categoria principal tem objetivo de ressaltar os jogadores
que, apesar da pouca idade, já são protagonistas e dominantes em suas posições e equipes.
Outra grande novidade que a Vision Sports planeja implementar são análises de vídeo, com participações de coaches, mostrando lances dos atletas avaliados. O objetivo é usar o conhecimento dos seus avaliadores para mostrar o desenvolvimento tanto dos avaliados quanto do projeto, utilizando o modelo mais popular de criação de conteúdo em mídias sociais do momento.
Relacionadas
Expectativa para o ano
As listas passadas foram dominadas por atletas defensivos e grande parte deles já atingiu boa parte do seu potencial. Entre os indicados no Top 10 de 2019 e 2022, os atletas Rhuan Carvalho, Lucas Carneiro, Arthur de Lucca e Ryan David conseguiram convocações para o Brasil Onças (seleção brasileira de futebol americano). Além disso, David hoje joga na Liga Canadense de Futebol Americano (CFL).
As atenções esse ano, porém, estão voltadas ao setor ofensivo.
- Poucos quarterbacks jogaram ou ganharam repetições em 2022. Nesse início de temporada, por outro lado, muitas equipes estão apostando em jovens (quarterbacks) e isso fortalece muito nosso projeto e o FABR – afirma
Sobre o Golden Boy
Idealizado em 2020, o Golden Boy tem o intuito de mapear e avaliar jovens atletas e encontrar prospectos para programas de recrutamento e eventualmente integrar a seleção brasileira. O projeto conta com avaliadores voluntários em todo país, entre eles Alexandre Ribeiro (Rio Preto Weilers), Guilherme Bechtold (Cruzeiro FA), Joaquim Juarez (Galo FA), Breno Takahashi (T-Rex Sports) e Adan Rodriguez (Coritiba Crocodiles), todos coaches com anos de experiência em desenvolvimento de jovens atletas no futebol americano.
Para se tornar voluntário, avaliador ou caçador de talentos, basta preencher o formulário no link da bio do perfil do projeto no Instagram (@goldenboy.fabr) e aguardar contato via telefone.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias