Muito mais que ataque! Com astros no setor, Buccaneers e Chiefs podem ver Super Bowl ser decidido pelas defesas

Tyran Matthieu, Shaq Barrett, Chris Jones e Lavonte David... O impacto das estrelas defensivas pode mudar o rumo da decisão

Escrito por

Patrick Mahomes, Tom Brady, Tyreek Hill, Mike Evans, Chris Godwin, Travis Kelce... Nomes de ataque de impacto não faltam nos dois times e a expectativa é que muitos pontos aconteçam em Tampa Bay, no próximo domingo (7), no Super Bowl LV, entre Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers. Mas os subestimados setores defensivos dos dois times também estão repletos de talentos e, não fossem por eles, dificilmente Bucs e Chiefs chegariam ao jogo mais importante da temporada da NFL.

O Lance! resolveu trazer luz aos ‘esquecidos’ jogadores de defesa, mas que podem fazer a diferença para que seu time termine com o cobiçado troféu Vince Lombardi em mãos na madrugada de domingo para segunda.

Tampa Bay Buccaneers
Um dos times mais completos da temporada, os Bucs têm nomes de impactos por toda a defesa. Começando pela dupla de pass rushers Jason Pierre-Paul e Shaq Barrett, com 11.5 e 11 sacks, respectivamente, nas 18 partidas da equipe da Flórida até o momento. Paul e Barrett foram figuras importantes contra os Packers na final da NFC, combinando para cinco sacks em Aaron Rodgers e limitando o estrago que o provável MVP de 2020 poderia fazer.

Indo para o segundo nível da defesa, encontramos a provável melhor dupla de linebackers de toda NFL. O experiente Lavonte David e o segundo-anista Devin White formam um combo que bate pesado, gera turnovers, é instintivo e de muita velocidade. David tem 98 tackles totais pelos Bucs em 2020, enquanto White soma 116 tackles. Somados, os dois também contribuíram com 10.5 sacks, quatro fumbles forçados e uma interceptação.

A secundária de Tampa Bay também é um dos pontos fortes da equipe, especialmente se Jordan Whitehead e Antoine Winfield Jr. se recuperarem de lesões e conseguirem entrar em campo. Mas ninguém está pegando mais foco nesta pós-temporada no setor que o slot cornerback Sean Murphy-Bunting. Em apenas sua segunda temporada na NFL, o corner soma três interceptações nestes playoffs, gerando turnovers em cada um dos três jogos que os Bucs fizeram. E para parar o imparável Patrick Mahomes, forçar o erro do camisa 15 é fundamental.

Kansas City Chiefs
O Kansas City Chiefs vê o seu setor defensivo crescer nas duas últimas duas pós-temporadas, sendo figura proeminente na dominância da equipe do Missouri na NFL, complementando um explosivo ataque. O time tem um dos melhores defensive tackles da liga em seu elenco em Chris Jones. O defensor soma 7.5 sacks na temporada e é um tormento apressando o passe pelo meio da linha ofensiva. É natural que dois homens sejam designados para marcá-lo, o que abre espaço para outros brilharem na defesa de KC.

Frank Clark é uma decepção no extracampo, com alguns casos de violência doméstica que nos levam a pensar se ele deveria estar na liga. Porém, apesar do background negativo, ele é uma das pedras fundamentais na defesa de Kansas, trazendo pressão ao QB pelos lados. São oito sacks na temporada, sendo dois deles conquistados nestes playoffs. O jogador também contribui com um fumble recuperado.

Na secundária, os Chiefs têm dois nomes de bastante impacto. Tyrann Mathieu é uma força em todo o campo, sendo um safety completo, com boa capacidade de apressar o passe através de blitzes, incomodando no jogo aéreo – tendo somado seis interceptações na temporada 2020 -, e dando suporte para evitar o jogo corrido adversário. O jogo de Mathieu faz jus aqueles que o apontam entre os três melhores safeties de toda a NFL na atualidade.

O novato L’Jarius Sneed chegou sem muito alarde na NFL, vindo de Lousiana Tech, apenas no quarto round do último Draft. Em campo, porém, o cornerback está impactando com uma marcação apertada e gerando turnovers a favor do Kansas City Chiefs. Sneed conquistou três interceptações no ano e defendeu sete passes. Ele ainda contribuiu com quatro sacks, utilizando sua velocidade de elite para derrubar os quarterbacks adversários.

Siga o Lance! no Google News