Fake News! Tom Brady publica que número de mortes por suicídio tem sido maior que Covid e é desmentido
De acordo com o doutor Jonathan SInger, presidente Associação Americana de Suicidologia, 'não há nenhuma chance disso ser verdade'; entenda
- Matéria
- Mais Notícias
Pode-se entender a boa vontade de Tom Brady no alerta à saúde mental durante a pandemia, mas o jogador acabou compartilhando em suas redes sociais uma informação equivocada e logo desmentida por órgãos competentes. Nesta terça-feira, o camisa 12 foi aos stories de seu Instagram e publicou a seguinte mensagem: 'Mais mortes por suicídios do que por coronavírus nos últimos dois meses. Então lave suas mãos e use sua máscara, mas não se esqueça de ser bom com as pessoas e com você mesmo", publicou.
Relacionadas
In an average month, about 4,000 people die from suicide.
— PolitiFact (@PolitiFact) October 27, 2020
In the month of June, over 19,000 people died from the coronavirus. In the past 30 days, nearly 22,000 people died.
This Instagram claim from Tom Brady is False: https://t.co/2zqKuglqZG https://t.co/YaYT76pCII
O quarterback chegou a ser questionado pela imprensa norte-americana sobre qual a fonte da informação, mas não obteve resposta. Porém, os números do próprio governo norte-americano e especialistas na área afirmam que o jogador está errado.
- Não há nenhuma possibilidade disso ser verdade - afirmou o doutor Jonathan SInger, presidente Associação Americana de Suicidologia.
A mais recente pesquisa sobre mortes por suicídio nos EUA data de 2018 e foi feita pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde. Naquele ano, 48.312 suicídios foram registrados, uma média de 4.026 por mês. Para se ter ideia, o número de mortes nos EUA por coronavírus são quatro vezes mais altas ou maiores nos últimos meses.
Voltando no mês de junho, mês em que as mortes por Covid-19 nos EUA diminuíram, foram reportados 19 mil óbitos. Agora, a média está em 22 mil mortes por mês. A postagem de Tom Brady foi desmentida em matéria do site 'Politifact.com', que ainda salienta: 'o ponto é, não importa qual mês você tome como base, a Covid-19 tem matado muito mais pessoas que o suicídio historicamente'. Para corroborar, a publicação reforça que não há nenhuma pesquisa recente sobre suicídios nos EUA durante a pandemia, e que um levantamento inicial de 2019 mostrou que a taxa de suicídios entre os norte-americanos caiu em relação ao ano anterior.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias