NFLANCE! Especialistas opinam sobre a 100ª temporada da NFL
Após muita espera, a National Football League está de volta para os amantes da bola oval
- Matéria
- Mais Notícias
O dia finalmente chegou! Depois de longos sete meses de offseason, sem um jogo oficial desde o Super Bowl LIII, a NFL está de volta! Nesta quinta-feira, uma grande rivalidade será a responsável por abrir a 100ª temporada da história da liga. No Soldier Field, o Chicago Bears recebe o arquirrival Green Bay Packers, às 21h30 (horário de Brasília). O jogo terá transmissão da ESPN.
A 100ª temporada começa já com um grande jogo e vai reservar grandes disputas até o Super Bowl LIV, que será disputado em Miami. Atual campeão, o New England Patriots é o time a ser batido, mas times como o Kansas City Chiefs, New Orleans Saints e Philadelphia Eagles aparecem como os principais postulantes a conquistar o Vince Lombardi Trophy em fevereiro.
Relacionadas
Mas para chegar perto de conquistar o troféu, cada franquia precisará lutar muito para ganhar sua vaga na pós-temporada. Antony Curti, comentarista da ESPN especialista em futebol americano, deu seu panorama sobre o que esperar desta temporada.
- Além de ser a 100ª temporada da NFL, estou ansioso por conta da disputa e do equilíbrio, principalmente das equipes da conferência nacional. Acho que existem pelo menos 10 times da NFC que tem totais condições de chegar a pós-temporada, então, necessariamente, quatro bons times vão ficar de fora. Na AFC, acho que o Browns é a grande menina dos olhos, pelas boas movimentações no mercado e por ter terminado bem a última edição. Mayfield e Beckham Jr. devem ser os destaques - disse ao
QUEM PODE SE DESTACAR NA CONFERÊNCIA AMERICANA?
O Cleveland Browns, que não vence a sua divisão desde 1989, quando ainda existia a AFC Central (antes do realinhamento feito em 2002), é a franquia que todos querem ver em campo nesta temporada. Após anos de campanhas muito negativas, a chegada de Baker Mayfield fez com que os Browns terminassem a temporada com um recorde 7-8-1 e com uma grande expectativa para 2019.
Para o comentarista da ESPN, Paulo Antunes, os Browns são um time para ficar de olho nesta temporada, assim como Jacksonville Jaguars, que após anos com Blake Bortles, terá Nick Foles, campeão do Super Bowl LII, como quarterback titular. Mas no final de tudo, o título da conferência, segundo Paulo, será dos Chiefs.
- Duas equipes me intrigam na Conferência Americana. A primeira é o Jacksonville Jaguars, que tem Nick Foles, campeão há duas temporadas, como novo quarterback. Com ele, o comportamento do ataque pode melhorar muito. E a outra é o Cleveland Browns, que fez boas movimentações no mercado. Mas para mim, três times se destacam na AFC: Kansas City Chiefs, Los Angeles Chargers e New England Patriots, com os Chiefs chegando ao Super Bowl - destacou.
E QUEM PODE SER DESTAQUE NA CONFERÊNCIA NACIONAL?
Se na AFC o Cleveland Browns é um dos times que chamam atenção, na NFC a disputa é muito maior. De acordo com Paulo Antunes, a NFC tem pelo menos oito times que podem chamar atenção e buscar uma vaga na pós-temporada, mas que o título da conferência deve ficar nas mãos de Drew Brees e do New Orleans Saints.
- Na Conferência Nacional estou empolgado para ver a batalha na divisão leste, com Eagles e Cowboys. Se o Carson Wentz se manter saudável, Philadelphia é um time que pode voltar ao nível de dois anos atrás. O Dallas melhorou bastante sua defesa e a chegada de Amari Cooper melhorou bastante o setor ofensivo na última temporada. Os Packers, com Rodgers 100%, também pode chegar. A divisão sul também promete, com Falcons, Panthers e Saints. Também estou ansioso para ver os 49ers, que tem tudo para melhorar consideravelmente em relação a temporada passada, com Garoppolo saudável. O Seattle sempre é uma ameaça também. O meu representante da NFC para o Super Bowl é o Saints, que chegou na final de conferência na temporada passada - destacou o comentarista ao LANCE!.
OS CALOUROS
Ao contrário dos últimos anos, a classe do Draft teve muitos destaques do lado defensivo da bola. Apesar da primeira escolha geral ter sido Kyler Murray, novo QB do Arizona Cardinals, foram pelo menos 6 jogadores defensivos nas 10 primeiras escolhas. No entanto, para Antony Curti, o destaque ofensivo tem tudo para ser Josh Jacobs, escolha de primeira rodada do Oakland Raiders.
- A classe de 2019 do draft foi bastante defensiva, então é difícil apontar um grande calouro ofensivo para a temporada, mas acredito que a disputa deve ficar entre running-backs, como Josh Jacobs, do Oakland Raiders. Outro que pode brilhar é o Kyler Murray, quarterback do Arizona Cardinals, que já é titular da equipe. Mas neste momento, meu voto vai para o Jacobs, porquê a linha ofensiva dos Cardinals é ruim, o que pode dificultar a vida de Murray - salientou Curti, que também deu seu panorama sobre os calouros defensivos.
- No lado defensivo, é curioso, porquê não existe um cara muito acima de média como por exemplo o Von Miller em seu ano de calouro, ou o próprio Myles Garrett, do Cleveland Browns. Se eu fosse dar um palpite hoje, seria o Brian Burns, do Carolina Panthers. Ele é um atleta que apressa muito o passe, vai se encaixar em uma defesa que já é bastante talentosa e vai produzir números, o que conta muito na escolha das premiações individuais ao final da temporada - apostou.
E O MVP?
Na temporada passada, o prêmio de melhor jogador da temporada ficou com Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs, de 23 anos de idade, e apenas em seu segundo ano na NFL, mas não foi por menos. Pat passou para 50 touchdowns na temporada, e se juntou a Tom Brady e Peyton Manning, únicos QBs que tinham conseguido tal feito até então.
Para Everaldo Marques, voz oficial da NFL no Brasil e principal narrador de futebol americano na ESPN, o prêmio ficará com o QB dos Chiefs novamente.
- Acho que o Patrick Mahomes é candidato ao bicampeonato ao prêmio de MVP, embora o mesmo jogador vencer por duas vezes, seja uma coisa rara na NFL. Ele já jogou muito no ano passado. As defesas tem mais elementos para analisá-lo na temporada, mas ainda acho que ele é um talento especial e deve levar o prêmio - frisou
ARBITRAGEM SERÁ PROTAGONISTA?
Fato corriqueiro no futebol brasileiro, a arbitragem também foi um fator decisivo na NFL na temporada passada. Na final de conferência da NFC, entre Saints e Rams, um lance claro de interferência, não marcada pela arbitragem, custou a ida dos Saints ao Super Bowl, além de outros inúmeros lances durante a temporada regular. Por conta disso, a arbitragem também será um fator a ser melhorado, segundo Paulo Antunes.
- Nesse ano, os treinadores vão poder revisar jogadas de interferência, que eu acho interessante, dada as jogadas polêmicas nos últimos anos. O erro mais recente foi aquele lance entre Saints e Rams. Por um lado, acho que serão evitados esses tipos de jogadas, mas por outro tenho receio do critério que será usado. A arbitragem já se pronunciou afirmando que a mudança da marcação de campo será só para as jogadas mais claras. A arbitragem na NFL tem sido um dos pontos mais fracos do espetáculo e ainda preocupa, mesmo com algumas mudanças - criticou.
O BRASIL NA NFL
O nome de mais destaque do Brasil na NFL, sem dúvidas, é o de Cairo Santos, que já tem passagens por Kansas City Chiefs, Chicago Bears, Los Angeles Rams, New York Jets, Tampa Bay Buccaneers e agora é o novo kicker do Tennessee Titans.
Além de Cairo, Durval Queiroz, o Duzão, participou de todo training camp do Miami Dolphins, mas acabou sendo cortado do elenco para a temporada. A presença dos brasileiros na liga pode abrir espaço para outros, que vivem do mesmo sonho.
- É um processo. O futebol americano no Brasil começou a ser disputado só no fim da década passada. Nós já estamos conseguindo produzir alguns atletas no processo de internacionalização da liga. Nós não podemos colocar o carro na frente dos bois, mas é claro, que se os brasileiros forem para lá no ensino médio e faculdade, as chances de entraram na NFL são muito maiores. Para os que estão por aqui, acredito que em posições que exigem mais atleticismo, a chance é maior - destacou Antony Curti.
Além da presença dos brasileiros em campo, a NFL também é um esporte que vem ganhando espaço no coração dos torcedores. Recentemente, a NFL divulgou que o Brasil é o segundo país fora dos EUA que mais assiste a liga.
- Fico feliz com o crescimento do futebol americano aqui no Brasil e ainda mais feliz em saber que as pessoas gostam das nossas transmissões. Mas, acima de tudo, eu acho importante gostar e entender o esporte. As pessoas tem que compreender a modalidade, saber as regras e aprender a gostar daquilo que a NFL tem de especial - afirmou Everaldo Marques.
PALPITES PARA O SUPER BOWL
Antony Curti, comentarista da ESPN: Kansas City Chiefs x Philadelphia Eagles
Paulo Antunes, comentarista da ESPN: Kansas City Chiefs x New Orleans Saints
Everaldo Marques, narrador da ESPN: Kansas City Chiefs x New Orleans Saints
Liga dos 32, blog parceiro do LANCE!: Kansas City Chiefs x Philadelphia Eagles
Redação do LANCE!: Kansas City Chiefs x Philadelphia Eagles
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias