Após sete semanas concluídas da NFL, o San Francisco 49ers segue disparado como o time que mais produz jardas após a recepção. O esquema ofensivo de Kyle Shanahan visa colocar seus playmakers com a bola em espaço. A partir daí, com velocidade, bloqueios e visão, quebrar os tackles e conseguir o maior número de jardas possíveis. Mas os 49ers não são destaques únicos no Índice de Auxílio ao Quarterback (IAQ). Patrick Mahomes, Derek Carr, Justin Herbert e Jared Goff também têm tido uma ajudinha mais que bem-vinda dos seus recebedores.
Mensuramos os números através do Índice de Auxílio ao Quarterback , criado pelo perfil Trick Play Brasil, e você pode ver como é a metodologia clicando aqui.
Os 49ers seguem liderando o IAQ no quesito jardas após a recepção. Jimmy Garappolo, contudo, não tem a mesma sorte em relação aos passes dropados por seus recebedores. A franquia californiana é uma das piores no quesito, a frente apenas de Green Bay Packers e Detroit Lions, este o número 1.
De forma geral, Derek Carr é o quarterback que mais recebe auxílio por parte dos seus recebedores. As mãos são seguras, com uma das menores taxas de drops de toda a NFL, além de conquistarem cerca de 6 jardas após cada recepção. Seria isso efeito Henry Ruggs? Além da absurda velocidade do wide receiver, Ruggs também abre espaço no meio do campo, com um safety e um cornerback tendo que estar atento a ele, permitindo que outros jogadores de Las Vegas conquistem mais jardas após o passe.
Outro ponto a ser destacado no IAQ, após sete semanas de jogos na liga, é o ótimo desempenho dos recebedores de Patrick Mahomes, Justin Herbert e Jared Goff. Os três aparecem com números semelhantes – entre 6 e 7 jardas conquistas de média após o passe e entre 3% e 4% de passes dropados.
As boas estatísticas dos quarterbacks, com altos números de jardas passadas, passam e muito pelo sucesso de seus recebedores.