NFL: quem são os grandes candidatos ao prêmio de MVP de 2023?
Atual campeão e MVP, Patrick Mahomes é um nome forte para vencer novamente nesta temporada
- Matéria
- Mais Notícias
A temporada 2023 da NFL vai começar! Nesta quinta-feira (7), a bola oval volta aos holofotes com nada menos do que o atual campeão em campo. O Kansas City Chiefs recebe o Detroit Lions, no Arrowhead Stadium, às 21h20, na abertura da Semana 1. o QB Patrick Mahomes, MVP de 2022, tem a chance de começar o campeonato com mais uma atuação digna de brigar pelo prêmio mais uma vez.
Relacionadas
+ Veja onde assistir aos jogos da Semana 1 da NFL
O prêmio de MVP da temporada regular é a maior honraria individual da NFL, que é entregue para o jogador mais valioso eleito pelo colegiado de jornalistas da AP (Association Press) no NFL Honors. Curiosamente, nos últimos anos 10 anos apenas quarterbacks foram condecorados com a premiação.
The best play from all 20 games of @Patrickmahomes' MVP season ???? pic.twitter.com/v9AmDz9AkY
— NFL (@NFL) May 17, 2023
Para esquentar o início da nova temporada da NFL, o Lance! montou uma lista com cinco nomes quem podem brigar pelo prêmio de MVP em 2023. Confira!
+ Quando e onde será o Super Bowl LVIII?
1 - PATRICK MAHOMES - QUARTERBACK - KANSAS CITY CHIEFS
MVP de 2022 e campeão do Super Bowl LVII, Mahomes é o grande nome da NFL nos últimos anos. Eleito também em 2018, o quarterback do Kansas City Chiefs desponta novamente como o franco favorito para ser o melhor jogador da temporada de 2023. No ano passsado, Pat ultrapassou a marca de 5 mil jardas e passou para 41 touchdowns, segunda maior marca da carreira. Números que já seriam suficientes para credenciar Mahomes, principalmente pela média mais de 4,7 mil jardas/38 TDs por temporada. Mas o que marcou o QB no último ano de liga foi bravura durante as lesões sofridas na pós-temporada.
Durante os playoffs, Mahomes mostrou resiliência para superar as dores sofridas por conta de uma lesão no tornozelo direito na semifinal de conferência contra o Jacksonville Jaguars. Mesmo com dores, Pat e Chiefs venceram os Bengals na final da AFC. No Super Bowl, o QB agravou a contusão, mas não saiu de campo e conduziu uma virada histórica dos Chiefs para o terceiro título da história da franquia.
Por tudo isso e muito mais, camisa 15 é quase unanimidade para ser o MVP.
2 - JOE BURROW - QUARTERBACK - CINCINNATI BENGALS
Mesmo com a lesão na panturrilha sofrida durante o training camp para esta temporada, Joe Burrow talvez seja o grande desafiante de Mahomes na briga tanto pelo MVP, quanto pelo título da Conferência Americana (AFC). O quarterback do Cincinnati Bengals levou a equipe ao Super Bowl LVI, e ficou com o vice-campeonato da AFC no ano passado, ao ser derrotado justamente para o Kansas City Chiefs de Mahomes.
Burrow chega ao seu quarto ano de NFL e segue contando com grande armas no seu ataque. RB Joe Mixon, WR Ja'Marr Chase, WR Tee Higgins e WR Tyler Boyd são jogadores que podem fazer a diferença para os Bengals. Mas a grande virada de chave para Cincinnati e para Joe Burrow deve aparecer na linha ofensiva com a chegada do OT Orlando Brown Jr., reforçando a proteção ao QB, fator que era um grande potencial de problemas para a equipe. Em 2021, Burrow foi sackado 51 vezes. Em 2022, foram 41 sacks.
Com uma proteção mais eficaz feita da OL e skill players de alto nível no ataque, Burrow tem tudo para fazer (mais uma) grande temporada.
3 - JOSH ALLEN - QUARTERBACK - BUFFALO BILLS
Um dos QBs mais talentosos da liga, Josh Allen também pode ser um dos candidatos a brigar pelo prêmio de MVP em 2023. O quarterback do Buffalo Bills vai para o seu sexto ano como titular na NFL, mas ainda sem ter dado o passo de subir ao altar do Super Bowl. Com qualidade de sobra, Allen é um dos jogadores mais regulares da posição. Nos últimos três anos, o camisa 17 passou para 108 touchdowns e teve média de 4,4 mil jardas passadas.
Dito isso, Allen decepcionou nos playoffs da temporada passada ao não conseguir levar o Buffalo Bills para além da semifinal da AFC, quando foi derrotado pelo Cincinnati Bengals de Joe Burrow em casa. Mas além da derrota, a atuação de Allen foi um ponto fora da curva de forma negativa, com 264 jardas e uma interceptação.
Apesar da eliminação com um desempenho abaixo da média em 2022, Josh Allen ainda conta com sua principal arma ofensiva, Steffon Diggs, para dar a volta por cima e conduzir os Bills para o Super Bowl. Logicamente, o passo adiante para a equipe passa muito por uma temporada digna de MVP, coisa que Allen é muito capaz de fazer.
4 - JALEN HURTS - QUARTERBACK - PHILADELPHIA EAGLES
Vice-campeão do Super Bowl LVII, Jalen Hurts tem tudo para ser o grande rival de Mahomes nos próximos anos de NFL. Melhor quarterback da Conferência Nacional, o camisa 1 do Philadelphia Eagles fez uma temporada de 2022 digna de MVP, com 22 passes para touchdowns e 3,702 jardas aéreas, além de 760 jardas corridas e 13 touchdowns terrestres.
Seu desempenho elevou o nível de jogo dos Eagles, que tiveram o seed #1 da NFC e conquistaram o título de Conferência. Hurts é uma arma que pode penalizar o adversário tanto no jogo aéreo, quanto no jogo terrestre com suas pernas. E durante a offseason, o QB ganhou mais uma grande ajuda no setor ofensivo com a chegada do RB D'Andre Swift junto ao Detroit Lions. Os WRs A.J Brown e DeVonta Smith também são alvos que Hurts deve explorar cada vez mais para castigar os rivais.
Com uma equipe muito bem equilibrada, tanto na defesa quanto no ataque, Jalen Hurts tem um caminho pavimentado para mostrar mais uma vez sua qualidade e desempenhar seu melhor futebol americano para conduzir o Philadelphia Eagles de novo para o Super Bowl.
5 - AARON RODGERS - QUARTERBACK - NEW YORK JETS
De casa nova, Aaron Rodgers, aos 39 anos de idade, terá no New York Jets a chance de fazer seu 'Last Dance' na NFL em busca de um segundo título de Super Bowl. Depois de 18 temporadas no Green Bay Packers, Rodgers está em uma nova conferência, em uma nova equipe e com novos (e não tão novos) companheiros.
Os Jets trouxeram, além do QB, alguns 'parças' como os WRs Randall Cobb e Allen Lazard, ex-Packers. Além dos velhos amigos, Rodgers também terá o melhor calouro ofensivo de 2022, o WR Garrett Wilson, no seu corpo de recebedores. Com alvos melhores do que teve por um bom tempo em Green Bay, Rodgers tem tudo para brigar pelo prêmio de MVP pela quinta vez na carreira (A-Rod foi MVP em 2011, 2014, 2020 e 2021).
Rodgers tem motivação, talento e armas para levar os Jets aos playoffs pela primeira vez desde a final da AFC em 2010. Toda expectativa em torno do futuro da franquia está sobre os ombros de um QB experiente, que fatalmente estará no Hall da Fama da NFL, e que já mostrou que conhece o caminho para levar a franquia para o topo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias