Parceria com Hospital São Roque fortalece atendimento aos atletas do Santa Maria Soldiers
Atual campeão gaúcho tem investido bastante no atendimento e prevenção de lesões
- Matéria
- Mais Notícias
Visando ampliar o atendimento médico aos atletas de futebol americano e de flag football, o time do Santa Maria Soldiers firmou uma parceria com o Hospital de Caridade São Roque para que os atletas possam utilizar o local para detectar lesões e reabilitar possíveis traumas. Dessa forma, o atual campeão gaúcho segue expandindo seu centro de saúde para dar mais segurança aos jogadores das duas modalidades das categorias masculina e feminina.
Para o diretor médico do Santa Maria Soldiers, Hugo Borges, o departamento médico é essencial para os esportes de alto rendimento. Desta forma, o time está fechando parcerias com instituições como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agora com o Hospital São Roque.
“Hoje, temos um time de fisioterapeutas tanto para o masculino quanto para o feminino com o auxílio da Universidade Federal de Santa Maria e profissionais de educação física para ambas as modalidades. Temos a parte médica que está presente em todos os treinos e jogos e o São Roque é um complemento para que possamos ter apoio hospitalar. A instituição está com uma estrutura muito boa, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da parte do centro cirúrgico como de internação, emergência e exames complementares (como radiografia, tomografia e ressonância magnética)”, afirma.
“Isso tudo vai acrescentar, principalmente, no diagnóstico e reabilitação pós-operatória o mais breve possível. Esperamos reduzir, desta forma, a gravidade do trauma e o retorno do atleta à atividade”, completa.
Borges destaca ainda que a parceria será benéfica para o clube, atletas e para o Hospital de Caridade São Roque.
“A parceria é muito importante para o clube e ainda mais para os atletas. Ela vai proporcionar que façamos exames de alta complexidade, com ressonância magnética e tomografias. No caso do futebol americano, full pad é essencial, principalmente, no protocolo de concussões – que utilizamos o mesmo da NFL – além de outras lesões, como musculares, joelhos, ombros e cotovelos, contusões que são muito prevalentes neste esporte. Já para o hospital esta parceria traz visibilidade junto ao Santa Maria Soldiers, com toda divulgação não só para a cidade, mas para todo o país, já que jogamos a Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA)”, destaca.
Relacionadas
Atenção à prevenção de lesões
O diretor médico do Santa Maria Soldiers explica ainda como é o funcionamento do departamento médico do clube e como isso pode impactar nos resultados dentro de campo.
“No caso das lesões em treinos e jogos (em Santa Maria), temos os fisioterapeutas, os preparadores físicos e os médicos presentes. Em caso de lesões, o atendimento é feito imediatamente. Nos jogos fora de casa, utilizamos a estrutura fornecida pela própria cidade, com o acompanhamento de todos os profissionais fornecidos. Voltando à Santa Maria, fornecemos os exames de imagem e também procedimentos cirúrgicos, ambos no Hospital São Roque. Para os nossos atletas, utilizamos a estrutura da UFSM para que o atleta faça a reabilitação fisioterápica. Após isso, é feito um acompanhamento específico com a equipe de preparação física, com exercícios direcionados para cada atleta em fase de recuperação, além de uma avaliação final até ele voltar a jogar”, detalha.
“Na nossa pré-temporada, fizemos um programa de prevenção de lesões para todos os atletas de possíveis lesões. Participamos de sessões no laboratório de biomecânica da UFSM, que é um centro extremamente tecnológico, para analisar toda capacidade muscular e aeróbica dos jogadores para que possamos trabalhar especificamente com cada atleta e em cada posição específica, já que tem diferentes exigências físicas e musculares.. O Santa Maria Soldiers está apostando muito forte nesta área para que possamos continuar obtendo grandes resultados”, finaliza.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias