Raio-X do Houston Texans: uma casa em chamas com ídolo dispensado e QB solicitando troca
Indefinição na posição de quarterback, com Deshaun Watson pedindo para sair, e a dispensa de JJ Watt tornam os Texans uma incógnita em 2021
- Matéria
- Mais Notícias
O Lance! segue, neste domingo(20), a série com os 32 times da NFL, falando sobre como cada equipe entra na offseason da temporada 2021. As principais necessidades, a situação no teto salarial e os melhores jogadores que têm seus vínculos encerrados são temas abordados neste texto. Hoje, seguimos analisando os times da AFC South, (veja abaixo as análises de outras franquias). O foco do dia é no Houston Texans, que está com a casa em chamas, com o ídolo JJ Watt sendo dispensado – em comum acordo entre as duas partes – e Deshaun Watson, franchise quarterback, pedindo para ser trocado.
> NFC North: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings.
> AFC South: Tennessee Titans, Indianapolis Colts.
Última Temporada
O Houston Texans teve uma pífia temporada em 2020. Entrou no ano como um dos candidatos a título e com sonho de Super Bowl, mas logo emendou sete derrotas nas oito primeiras partidas. O treinador Bill O’Brien caiu logo na quarta semana e Romeo Crennel foi o head coach interino no restante da temporada.
Apesar do ano lamentável, Deshaun Watson teve, possivelmente, a sua melhor temporada na carreira. O quarterback manteve Houston vivo em muitas partidas, inclusive contra times que chegaram longe na temporada, perdendo alguns jogos por erros bobos já no final dos confrontos.
Com o início da offseason, os Texans resolveram fazer várias mudanças. E prometeram que Watson teria opinião nestes movimentos. Mas, ao contratar Nick Caserio para ser general manager, a franquia esqueceu de conversar com o quarterback, que ficou completamente irritado e pediu para ser trocado para outro time. Na sequência, David Culley foi efetivado como novo treinador de Houston, o que não mudou a cabeça de Watson. Os diretores, porém, seguem irredutíveis e dizem não ter nenhum interesse em negociar o astro.
Relacionadas
Deshaun Watson foge do pocket e conecta com Randall Cobb para virar o jogo em Tennessee! #WeAreTexans #NFLBrasil pic.twitter.com/gZW3mGC9px
— NFL Brasil (@NFLBrasil) October 18, 2020
Situação do teto salarial
Para 2021, a expectativa é que o CAP (Teto salarial da liga) seja menor que o ano passado. Isso acontece devido à pandemia de coronavírus, que atrapalhou a arrecadação da liga no ano anterior, principalmente em termos de bilheteria. O valor para acomodar todos os contratos do ano é estimado em pouco mais de 185 milhões de dólares pelo site Spotrac, especializado em finanças dos esportes americanos.
O Houston Texans, neste cenário acima projetado, teria pouco mais de dez milhões de dólares disponíveis para assinar com a sua classe de Draft e reforçar o time na Free Agency. O valor permite algumas sólidas movimentações, mas é de se imaginar que o general manager Nick Caserio e a nova comissão técnica planejam criar ainda mais flexibilidade no CAP do time.
Os running backs David Johnson e Duke Johnson devem ser cortados, aliviando cerca de 13.8 milhões de dólares no teto salarial. Além deles, o guard Zach Fulton também é uma das opções de dispensa no elenco, liberando 3.7 milhões de dólares. Desta forma, os Texans teriam mais de 27.5 milhões de dólares de espaço no CAP para 2021, podendo fazer algumas incursões no mercado e reforçando o time.
Principais Free Agents
O wide receiver Will Fuller é o principal nome do elenco texano que fica sem contrato nesta offseason. O jogador é um dos mais velozes recebedores da liga, sendo uma arma para esticar o campo. Porém fica costumeiramente fora do campo, tendo constantes problemas com lesões. No último ano, o WR também foi suspenso por seis jogos, após falhar um teste antidoping.
Na defesa, os cornerbacks Gareon Conley e Vernon Hargreaves são dois dos principais nomes que ficam sem contrato. É difícil imaginar que os Texans façam um esforço hercúleo pela renovação dos dois nomes, já que a defesa de Houston teve desempenho pífio no ano anterior. E uma renovação seja o caminho esperado.
Vale ressaltar também que o defensive end JJ Watt, ídolo da franquia, foi dispensado dos texanos. E, desta forma, sequer será opção para um retorno em 2021.
A reminder that JJ Watt is still very much that dude 😤 @JJWatt pic.twitter.com/SkmLRASdvm
— The Checkdown (@thecheckdown) February 16, 2021
Principais Necessidades
O Houston parece ter um elenco que não confia mais na direção. Com a casa pegando fogo, é de se imaginar que uma renovação por completa seja estabelecida na franquia. Com veteranos abandonando o barco para os Texans criar uma nova cultura, criando novos ídolos.
Desta forma, acumular talentos é a prioridade número 1 da nova direção executiva e comissão técnica, independente da posição. Caso Watson seja, de fato, trocado, quarterback, entretanto, se torna a prioridade máxima em Houston. Do contrário, o clube pode atacar em várias frentes, fortalecendo grupo de recebedores, linha ofensiva, corpo de running backs, secundária, linha defensiva e corpo de linebackers.
Basicamente, todas opções estão na mesa de Nick Caserio, que terá dificuldades para se movimentar, especialmente com escolhas pouco valiosas em 2021. Serão oito seleções para os texanos, porém apenas duas no top-100 (67 e 100).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias