Raio-X do Pittsburgh Steelers: o sprint final de Big Ben Roethlisberger na NFL

Draftado pela franquia da Pensilvânia em 2004, Big Ben é o único quarterback daquela classe ainda ativo na NFL

Escrito por

O Lance! segue, neste sábado (13), a série com os 32 times da NFL, falando sobre como cada equipe entra na offseason da temporada 2021. As principais necessidades, a situação no teto salarial e os melhores jogadores que têm seus vínculos encerrados são temas abordados neste texto. Continuamos a análise da última divisão, a AFC North, (veja abaixo matérias com equipes das outras sete divisões da NFL e também dos times da AFC North). O foco do dia é o Pittsburgh Steelers, que tenta encontrar respostas sobre o quanto de gasolina ainda há no tanque do quarterback Ben Roethlisberger.

> NFC West: Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks.
> NFC North: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings.
​> NFC East: Dallas Cowboys, Philadelphia Eagles, New York Giants e Washington Football Team.
> NFC South: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers.
> AFC South: Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans.
> AFC East: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New York Jets.
> AFC West: Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Las Vegas Raiders e Los Angeles Chargers.
> AFC North: Cincinnati Bengals.

Última temporada
​O Pittsburgh Steelers começou voando em 2020. Foram onze vitórias seguidas, com um ataque eficiente e uma poderosa defesa, conquistando triunfo atrás de triunfo. O time, porém, perdeu fôlego na reta final, momento mais importante da temporada. Ganhou apenas mais um jogo, suficiente para garantir o primeiro lugar na AFC North, mas caiu na pós-temporada para o Cleveland Browns, seu primeiro adversário, no Wild Card Round.

O ineficiente jogo corrido foi um problema para os Steelers, com Big Ben tendo que forçar o braço a 40/50 passes por jogo. Se o quarterback não estivesse num dia consistente, o ataque de Pittsburgh não teria sucesso. Os adversários também começaram a perceber as fragilidades da defesa dos Steelers, especialmente na tentativa de defender os lados do campo, seja em passes curtos ou nas corridas por fora dos tackles.

Para 2021, Pittsburgh vai descobrir quanta energia ainda sobrou no corpo de Big Ben Roethlisberger, na busca por um último título de Super Bowl, após duas conquistas com a camisa dos Steelers, antes da aposentadoria.

Situação do teto salarial
​​​
Para 2021, a NFL anunciou que o limite do teto salarial será de 185.2 milhões de dólares. Ou seja, 15.7 milhões de dólares abaixo do limite do salary Cap da temporada anterior. Isso acontece devido à pandemia de coronavírus, que atrapalhou a arrecadação da liga no em 2020, principalmente em termos de bilheteria.

Pittsburgh está em uma situação mediana, com pouco espaço disponível, após promover algumas reestruturações contratuais, como a do quarterback Big Ben Roethlisberger. Os Steelers possuem pouco mais de 6 milhões de dólares para serem preenchidos no Salary Cap, valor que é insuficiente para assinar com os novatos que virão do Draft e ainda se movimentar na Free Agency.

O time ainda deve promover alguns cortes e modifcações contratuais para ter maior flexibilidade financeira nesta offseason. O tight end Eric Ebron e o cornerback Joe Haden são alguns dos candidatos a serem dispensados pelo time da Pensilvânia. O corte dos dois economizaria mais de 13 milhões de dólares. Apesar de deixar 11 milhões de dólares de dead money. Uma reestruturação contratual, especialmente no caso de Haden, também pode ser a solução encontrada pelos Steelers.

Principais Free Agents
​O edge rusher Bud Dupree, que recebeu a Franchise Tag em 2020, está de malas prontas para deixar Pittsburgh, Com a apertada situação do teto salarial dos Steelers, a franquia não terá condições de assinar com o ótimo jogador defensivo e diminuir o poder de fogo vindo das extremidades da linha defensiva. 

Outra perde sentida deverá ser do wide receiver Juju Smith-Schuster, que também deve se tornar caro demais para se adequar ao pouco espaço disponível no Salary Cap. Juju, além das boas atuações em campo, é um simpático personagem nas rede sociais, atraindo atenção de jovens e crianças no TikTok e Twitch. 

Os Steelers também convivem com o tackle Alejandro Villanueva, o running back James Conner e o linebacker Avery Williamson, entre outros, em vias de testarem o mercado da NFL.

Principais Necessidades
Em 2020, a linha ofensiva do Pittsburgh Steelers não conseguia mover ninguém para abrir espaço no jogo corrido e tinha dificuldade também para segurar os pass rushers adversários. Isso obrigou o ataque da franquia a ser unidimensional, forçando o jogo aéreo e obrigando Big Ben Roethlisberger a se livrar rapidamente da bola, para evitar que os defensores o derrubassem. 

Investir em, ao menos, três nomes para o setor é de vital importância, após a provável aposentadoria de Maurkice Pouncey e da saída de Alejandro Villanueva. O guard David Decastro pode também ser uma vítima dos cortes para abrir espaço no Salary Cap. O time também faria bom uso de cornerbacks, uma vez que boa parte do seu grupo da posição está ficando sem contrato.

Por fim, no segundo dia do Draft, Pittsburgh poderia buscar sangue novo na posição de running back, com o olhar atento em Travis Etienne, Najee Harris e Javonte Williams. 

Siga o Lance! no Google News