menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Futebol americano: as sete diferenças de regras entre a NFL e o College Football

O mesmo esporte, mas com um regulamento para o profissional e outro para o nível universitário; entenda a diferenciação

O futebol americano universitário iniciou o processo que chegou ao profissionalismo da NFL
Auburn Football / Reprodução 

Escrito por

Apesar de jogarem o mesmo esporte, o College Football, o futebol americano universitário, e a NFL, o nível profissional da modalidade, possuem regras muito diferentes, o que faz os jogos serem muito distintos um do outro. Neste texto, o LANCE! explica as principais divergências de regulamento entre as duas ligas, que servirá como uma introdução para os amantes da bola oval que querem acompanhar o nível universitário.

Overtime

O overtime (tempo extra ou prorrogação) é um bom exemplo para começar. Na NFL, o overtime é disputado em um tempo único de 15 minutos. O time que começar com a posse da bola, que é decidido no cara ou coroa tem três opções: marcar um touchdown e vencer o jogo (nesse caso o ataque do adversário não tem a chance de empatar a partida); não converter e perder a posse de bola, dando a oportunidade para o time adversário vencer com qualquer pontuação; ou marcar um field goal (obrigando o adversário a marcar pelo menos um field goal para se manter no jogo ou um touchdown para vencer).

Caso ninguém pontue após esse tempo, o jogo termina empatado. Nos playoffs, as equipes voltam a campo para mais 15 minutos até que um time consiga a vitória.

No College, o “drive” do time com a posse já começa com a bola posicionada na linha de 25 jardas de ataque, e mesmo que consiga marcar o touchdown, a outra equipe tem a chance de empatar o jogo caso consiga a mesma pontuação. Não existem empates, a partida só acaba quando um time pontuar mais que o outro. No caso se após dois overtimes o empate persistir, as equipes são obrigadas a ir para a conversão de dois pontos. Com isso, é muito comum no College as partidas terminarem com pontuações altas. Como foi o caso do confronto entre UL Monroe x Florida State (FSU 45 x ULM 44), (OT) pela semana 2 da temporada passada.

Passe para frente

Outra diferença é a questão do passe para frente. Para ser considerado completo na NFL, o recebedor precisa estar com seus dois pés dentro do campo no momento em que tiver o controle da bola e fazer o chamado “football move” (football move é quando o recebedor tem condições de correr mais de uma jarda após o catch, o domínio).

Já no College, basta o primeiro pé estar dentro do campo para configurar uma recepção válida.

Regra de interferência no passe

Uma terceira diferença é com relação a regra de interferência. A regra de interferência de passe ofensivo em si é a mesma para os dois: repete-se o drive e o time de ataque perde 10 jardas. O que muda é na interferência da defesa. Na NFL após uma interferência de passe defensivo, o time de ataque ganha uma primeira descida automática e inicia sua próxima jogada no local onde a falta ocorreu. A regra no College Football é mais flexível com os defensores. Depois de uma interferência defensiva, o ataque também ganha uma primeira descida automática, mas a punição máxima para a defesa é 15 jardas, mesmo que a falta ocorra além de 15 jardas após a linha de scrimmage.

Down by contact

Outra diferença é a regra do down by contact. Essa regra também é um ponto que pode gerar confusão nas pessoas que estão assistindo as partidas de College pela primeira vez. Na NFL, se após uma recepção ou durante uma corrida um jogador cai no chão sem ser encostado por ninguém, ele pode levantar e continuar a jogada. No College, se ele for ao chão a jogada se encerra, mesmo que não tenha sido tocado.

Extra points

Nos extra points, a diferença está no posicionamento da bola após o touchdown. Enquanto na NFL o extra point é na linha de 15 jardas, no College ele é marcado na linha de 3 jardas. Em relação às conversões de 2 pontos, na NFL é marcada na linha de 2 jardas, no College, assim como o extra point, na linha de 3 jardas.

Como o relógio é parado

Por fim, vale ressaltar como funciona a paralisação do relógio. Assim como na NFL, o College também tem o cronômetro pausado quando um recebedor ou corredor sai de campo com a posse de bola, a regra se repete para passes incompletos. A diferença está no “two-minute warnings”, enquanto na NFL o relógio é parado nos últimos dois minutos do segundo e quarto períodos, essa regra não se enquadra no College. Nos jogos de nível universitário, o cronômetro é interrompido a cada primeira descida conquistada, só sendo reiniciado quando todo o time de ataque se posiciona na linha de scrimmage.

Hash marks

As hash marks, são aquelas colunas de pequenas linhas que ficam nas partes centrais dos campos de futebol americano; elas limitam até onde um snap pode ser feito. Assim sendo, vale saber que a largura entre as hash marks é maior no college do que na NFL (40 pés x 18,6 pés). Portanto, um field goal, por exemplo, pode ser chutado de um ponto/ângulo mais difícil no universitário.

Um esporte, duas experiências

Essas diferenças tornam o andamento de uma partida de college completamente diferente de uma partida da NFL, possibilitando acontecimentos que normalmente são mais raros de se ver. Além disso, a diferença de regras influencia diretamente na forma de jogo dos atletas de ambas as ligas, fazendo com que os universitários tenham que se adaptar às mudanças em pouco tempo no momento em que fazem sua transição para o profissionalismo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter