Super Bowl 57: conheça a história do gigante australiano do Philadelphia Eagles
Jogador de 2,03 metros vai ser o cão de guarda do quarterback Jalen Hurts
Quando o ataque dos Eagles entrar em campo para tentar superar a defesa do Kansas City Chiefs no Super Bowl 57, o linha ofensiva Jordan Mailata se juntará a um seleto clube de jogadores estrangeiros a disputar o maior jogo da NFL. Vindo de Bankstown, um subúrbio de Sydney, na Austrália, Mailata, de 25 anos, cresceu jogando rúgbi e se tornou um jogador importane na liga.
Jordan Mailata se destacou em campo graças ao seu tamanho (2,03 metros e 166 kg) e capacidade de abrir caminho entre os defensores. Na segunda metade da década passada, os executivos da NFL viram vídeos dele jogando rúgbi e o convidaram para participar do programa International Player Pathway da Liga (programa que visa aumentar o número de jogadores não americanos e canadenses na NFL).
O gigante australiano aceitou a oferta e viajou para os Estados Unidos no início de 2018 e começou a treinar, apesar de nunca ter jogado futebol americano antes e possuir pouca familiaridade com esse esporte.
O Philadelphia Eagles ficou impressionado o suficiente para arriscar em um candidato que nunca havia jogado uma partida de futebol americano e selecionou Mailata na 7ª rodada do draft de 2018. O linha ofensiva se tornou o segundo jogador a ser draftado sem nunca ter jogado o esporte da bola oval nos Estados Unidos, depois do recebedor alemão Moritz Böhringer, que foi escolhido pelo Minnesota Vikings em 2016.
Em suas duas primeiras temporadas, Mailata não teve tempo de jogo com os Eagles, mas continuou a praticar e se desenvolver como linha ofensiva enquanto aprendia os meandros da posição e do esporte em geral. Ele estreou em 2020 e teve impacto imediato. No ano seguinte, ele assinou um contrato de quatro anos no valor de U$ 64 milhões.
Mailata teve uma excelente temporada este ano, ajudando os Eagles a chegar até o Super Bowl. Ele foi nomeado como suplente para o Pro Bowl nesta temporada, mas o sucesso dos Eagles o impediu de participar.
A linha ofensiva dos Eagles tem sido indiscutivelmente a melhor da liga nesta temporada e vão precisar ser muito efetiva contra a defesa do Kansas Chiefs, que inclui talentos como Chris Jones e Frank Clark.