30 anos de Leonardo x Ramos: relembre as cotoveladas mais emblemáticas da história do futebol mundial

Há exatas três décadas, lateral brasileiro atingiu jogador estadunidense e foi expulso nas oitavas de final da Copa do Mundo

4-895×1024-1-aspect-ratio-512-320
Leonardo é expulso após cotovelada em Tab Ramos (Foto: Reprodução)

Escrito por

Há exatos 30 anos, as oitavas de final da Copa do Mundo de 1994 eram marcadas por um lance forte. Leonardo, lateral da Seleção Brasileira, acertou uma cotovelada no estadunidense Tab Ramos e acabou deixando a equipe em apuros no confronto, se salvando com um gol de Bebeto na segunda etapa para seguir a campanha em busca do tetracampeonato mundial.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

➡️ RELEMBRE: Há 30 anos, cotovelada mais impressionante da história das Copas marcava vitória do Brasil sobre os EUA

Relembrando a data da partida e do lance emblemático, o Lance! trouxe uma lista com algumas cotoveladas marcantes na história do futebol. Mas vale reiterar, claro: somos contra todo e qualquer tipo de violência dentro e fora dos gramados.

1️⃣ Pelé x Fontes
Começaremos a lista de uma forma surpreendente com o Rei. Na semifinal da Copa do Mundo de 1970, Pelé desferiu uma cotovelada em Dagoberto Fontes, do Uruguai. Na partida, a Celeste abriu o placar, e o camisa 10 brasileiro estava sendo constantemente caçado; após a virada, com gols de Clodoaldo e Jairzinho, veio a vingança por parte do tricampeão mundial, em lance pelo lado esquerdo do campo.

- Fiquei grato por tê-lo atingido apenas na testa, porque se fosse no nariz ou no queixo, seria fratura na certa. Lembro de pensar: 'Deus! Como dói o meu cotovelo!' Imagino como devia estar a testa dele - escreveu Pelé em sua autobiografia.

➡️ VÍDEO: Veja a análise do VAR em pênalti não marcado sobre Vini Jr, em Brasil x Colômbia

2️⃣ Ibrahimovic x Tyrone Mings
Faixa preta em Taekowndo, Zlatan Ibrahimovic sabe o suficiente de artes marciais e como aplicá-las. Em 2017, o zagueiro inglês Tyrone Mings foi a vítima, durante um confronto entre Manchester United e Bournemouth. Com o sueco caído, o defensor acabou pisoteando sua cabeça, o que gerou fúria no atacante. Minutos depois, em bola alçada na área dos Cherries, Ibra subiu já com o golpe armado e acertou o rosto do oponente, recebendo apenas o cartão amarelo.

3️⃣ Júnior Baiano x Theodore
Na estreia da Copa Ouro de 1998, o Brasil não saiu do zero com a Jamaica. Na tensão prévia à Copa do Mundo, a Seleção não fez uma boa competição, e Júnior Baiano decidiu apelar para a violência. Na reta final do confronto, o zagueiro, conhecido por sua força excessiva em alguns lances, acabou atingindo o veloz Theodore e foi mandado para casa mais cedo.

Junior Baiano ficou marcado por seus carrinhos e sua virilidade em campo. Fora dele, não fugia de uma boa entrevista, muitas das vezes com frases hilárias e polêmicas
Júnior Baiano acertou uma das cotoveladas mais lembradas do futebol (Foto: Reprodução)

4️⃣ Rossi x Diego Ribas
No duelo entre Flamengo e Bahia, pelo Brasileirão de 2021, Diego Ribas e Rossi protagonizaram um lance forte. Já perdendo por 2 a 0 e com um a menos em campo, os nordestinos perderam a cabeça em campo, e o atacante acertou o capitão rubro-negro com seu cotovelo em um lance praticamente morto no campo ofensivo. O golpe também levou Diego à loucura, e o meia enforcou seu oponente, gerando um meme muito usado nas redes sociais, além da expulsão de ambos.

- Hoje tive uma reação incompatível com aquilo que sou e acredito! Por mais que meu adversário tenha sido desleal e covarde, a verdade é que o erro dele não justifica o meu! Por isso, peço desculpas aos meus companheiros e a todos torcedores - afirmou Ribas logo após o jogo.

5️⃣ Otamendi x Raphinha
Em um lance para deixar Galvão Bueno louco, o clássico entre Brasil e Argentina não poderia ficar fora da lista. Pelas Eliminatórias para a Copa de 2022, Otamendi desferiu um golpe em Raphinha de forma clara e não foi expulso. Com sangue escorrendo, o brasileiro precisou ser atendido e recebeu cinco pontos, em partida violenta e sem gols. Após o apito final, o defensor albiceleste ironizou o lance em suas redes sociais, afirmando que foi "só bola".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter