Barcelona escala jogador em dúvidas de irregularidade e pode perder pontos em La Liga
Blaugranas superaram o Osasuna por 3 a 0 em jogo atrasado do Espanhol

- Matéria
- Mais Notícias
A vitória do Barcelona sobre o Osasuna, em jogo atrasado da 27ª rodada de La Liga, pode trazer problemas à equipe na competição. O time de Pamplona tenta impugnar o confronto por conta de uma possível escalação irregular do zagueiro catalão Iñigo Martínez.
Relacionadas
O defensor foi cortado da convocação do técnico Luis de la Fuente para os jogos da Espanha na Data Fifa de março, devido a uma parameniscite interna no joelho direito, mas apareceu entre os titulares do Barça no confronto. Porém, a diretoria navarra se baseia no artigo 5 da Fifa, que estabelece o tempo necessário para um atleta cortado voltar a entrar em campo.
- Se um jogador perder ou for retirado da seleção nacional devido a uma lesão, ele não poderá jogar pelo seu clube por cinco dias após a última partida da janela internacional, a menos que a federação nacional libere expressamente o jogador - afirma o documento.
Como Iñigo entrou em campo apenas quatro dias após o duelo entre Espanha e Holanda, pela Liga das Nações da Uefa, o Osasuna investiga se houve ou não a liberação por parte da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para permitir que o jogador entrasse em campo. O jogador precisaria passar por um exame solicitado pela entidade, mesmo que seja dentro do clube que defende, para ser liberado.
"O Club Atlético Osasuna apresentou hoje um recurso ao Comitê de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) em relação à escalação inadequada do FC Barcelona na partida de ontem à noite no estádio Lluís Companys. O clube acredita que a participação do jogador de futebol Iñigo Martínez na partida de ontem violou o Artigo 5 do Anexo I do Regulamento da FIFA sobre Status e Transferência de Jogadores, que especifica que um jogador que não se integre à sua seleção nacional por motivos médicos, ou que deixe a seleção, não poderá jogar partidas pelo seu clube por cinco dias corridos após o término do período internacional. Sendo a licença médica a justificativa para a retirada, conforme comunicado pela própria RFEF, o Club Atlético Osasuna entende que este caso não pode ser considerado uma situação excepcional que torne inaplicável o Regulamento da FIFA. O clube navarro considera a liberação de Gerard Martín, Pablo Torre e Fermín López de seu segundo compromisso com a seleção espanhola sub-21 como uma questão à parte, já que sua retirada não foi justificada por motivos médicos. Diante deste fato, a entidade navarra decidiu interpor recurso por alinhamento indevido em defesa de seus direitos, da lisura da competição e da igualdade de todos os seus participantes", afirmou o clube.
➡️ Alvo da Seleção, Carlo Ancelotti será julgado por fraude fiscal
⚽ Barcelona x Osasuna: como foi o jogo de La Liga?
Em campo, o Barcelona dominou a partida e superou o Osasuna por 3 a 0. A partida havia sido adiada por conta do falecimento repentina de Carles Miñarro Garcia, médico do clube catalão. Ferrán Torres, Dani Olmo e Robert Lewandowski anotaram os gols do triunfo, que isolou de vez a equipe na liderança do Campeonato Espanhol, com 63 pontos - três a mais em relação ao vice-líder Real Madrid.

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias