Caso Negreira: ‘Estão procurando algum motivo para culpar o Barça’, diz Marcelo Bechler
Correspondente da TNT Sports analisa com o Lance! investigações sobre troca de favorecimentos envolvendo o Barcelona
- Matéria
- Mais Notícias
A fase do Barcelona dentro e fora de campo não é das mais empolgantes. O bom trabalho de Xavi Hernández como técnico da equipe na última temporada rendeu o título espanhol, mas o rendimento não tem sido o mesmo em 2023-24. Com uma média de idade baixa, insatisfações e um elenco restrito, o treinador vai tendo problemas para conseguir administrar o time culé.
Relacionadas
Na última janela de transferências, a diretoria precisou se livrar de jogadores importantes como Dembélé, Busquets e Alba. Com as contas apertadas e uma dívida grande, os mandatários catalães se viraram e trouxeram aquisições pouco ou nada custosas, sendo algumas por empréstimo. Em entrevista ao Lance!, o correspondente da TNT Sports em Barcelona, Marcelo Bechler, afirmou haver uma aprovação das medidas tomadas.
- A falta de dinheiro para contratar e a criatividade da diretoria são bem-vistas por aqui. Com basicamente nada, o Barcelona conseguiu trazer João Félix, João Cancelo, Gundogan, Iñigo Martínez, conseguiu inscrever esses jogadores, o que era muito difícil pelas muito restritas regras de Fair Play Financeiro de La Liga, gastando dinheiro só para contratar o Oriol Romeu. Isso é visto como algo positivo - disse Bechler.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Além dos problemas relacionados à parte econômica, os diretores ainda tem outra dor de cabeça para lidar. O clube foi acusado de fornecer pagamentos a Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha, em troca de favorecimentos nos jogos de La Liga e da Copa do Rei. A situação ligou o alerta internamente, já que existem possibilidades de sanção pesada, futebolística e economicamente. Bechler disse que existe uma aflição interna em relação às investigações.
- O Caso Negreira é visto com muita apreensão por aqui por todo mundo. Existe uma ala muito grande que a diretoria tenta vender, que o Barcelona está sendo perseguido por uma campanha anti-Barça, e a torcida compra isso. Mas é uma coisa que ainda está em fase de investigação. Eu acho que estão procurando algum motivo para culpar o Barça. Quando se inclui o crime de suborno, entendendo que o vice-presidente do CTA é um funcionário público, coisa que ele não é, é para que se possa, dentro dos parâmetros da lei, punir o Barcelona. Eu acho que entender se houve uma deslealdade esportiva, uma corrupção entre particulares, isso ser errado e punir o clube tem uma distância. E quando se tenta colocar um crime de suborno aí, entender que um funcionário da federação espanhola é um funcionário público é uma manobra jurídica que para mim não faz sentido, para muitos juristas também não faz sentido. Mostra que existe um desejo de achar alguma vírgula fora do lugar para punir o Barcelona. É a sensação que eu tenho - afirmou.
➡️ Caso Negreira: entenda todo o escândalo que ronda o Barcelona e o que pode acontecer com o clube
Apesar dos problemas intra e extracampo, o Barcelona está inteiro na briga pelo título de La Liga. A equipe de Xavi venceu o Alavés por 2 a 1 de virada, com direito a doblete de Lewandowski, e está em terceiro, com 30 pontos, apenas quatro a menos do que o surpreendente líder Girona. Agora, a equipe vai encarar a pausa para a Data Fifa, e no dia 25, visita o Rayo Vallecano no Campo de Vallecas, às 10h (horário de Brasília).
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias