Com toque brasileiro, Arsenal vence Brighton e fecha o ano como líder isolado da Premier League
Gabriel Martinelli brilha na vitória dos Gunners, que abrem sete pontos de vantagem para o Manchester City
O Arsenal vai virar o ano em grande estilo: na liderança isolada da Premier League, com 43 pontos. Os londrinos fecharam 2022 vencendo o Brighton por 4 a 2, no Falmer Stadium, em um jogo bastante movimentado. A vitória foi construída com gols de Saka, Odegaard, Nkethiah e Gabriel Martinelli. Mitoma e Ferguson marcaram para os donos da casa. Com o resultado, os líderes encerram a primeira metade da temporada com seis pontos de vantagem sobre o Manchester City (36), que só empatou com Everton em Manchester por 1 a 1.
CEDINHO
O Arsenal saiu na frente logo no início. Aos dois minutos de jogo, Bukayo Saka completou um rebote e abriu a conta para os Gunners. A equipe londrina seguiu atacando. Com uma pegada muito forte, dominou e não deu espaços para o Brighton. Pouco depois, Zinchenko fez boa jogada e bateu rasteiro, mas o goleiro Sanchez fez bela defesa.
COM EFEITO!
O Arsenal ampliou a conta aos 38 minutos de jogo com Odegaard. Após cruzamento feito na área, a zaga afastou e o norueguês bateu de primeira com efeito. O goleiro ficou parado e nada conseguiu fazer para evitar que a bola entrasse.
MAIS UM
Assim como no primeiro tempo, os líderes começaram a etapa final balançando as redes. Em um ataque aberto e organizado, Gabriel Martinelli ficou no mano a mano, levou para o fundo e chutou cruzado. O goleiro bateu roupa e Nkethiah conferiu no rebote: 3 a 0.
RESPIRA O BRIGHTON
Os donos da casa ainda diminuíram a vantagem com o japonês Mitoma. Gross deu bom passe para o meio-campista nipônico, que tocou no canto. A partir daí, os Seagulls começaram a crescer um pouco mais dentro do jogo.
+ Fique por dentro de tudo que rola no mercado da bola na nova plataforma do L!
BRASILEIRO NA ÁREA!
Os Gunners trataram logo de esfriar os ânimos dos mandantes e marcaram o quarto. Em um contra-ataque, Odegaard deu um passe de almanaque para Martinelli, que avançou em velocidade e tocou na saída do goleiro, na pequena área. O gol levou os torcedores presentes em Brighton and Hove à loucura.
NO VACILO
O Brighton voltou a esboçar uma reação. Após lançamento, o zagueiro Saliba se enrolou com a bola e Ferguson ficou cara a cara com Ramsdale. O jogador dos Seagulls não desperdiçou e deu um leve toque para diminuir a partida. Arsenal não teve o mesmo controle da posse de bola nos minutos finais de jogo, o que fez com que o Brighton melhorasse um pouco mais no jogo, criando mais chances e se portando de maneira mais intensa. Quase no fim, os mandantes tiveram mais um gol anulado.